Brasil e Mundo
Falta de mulheres no governo Lula irrita aliadas: ‘Clube dos bolinhas’
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem começou e já começa a contar com ruídos internos. Partidos aliados e mesmo membros do PT estão irritados com os anúncios e confirmações dos novos ministros. O fato de que apenas homens vem sendo anunciados como parte da administração que começa em 2023 vem incomodando nomes importantes que ajudaram na eleição.
À coluna, um membro importante do partido confirmou as reclamações. “Por enquanto são burburinhos, mas tem gente que está se perguntando o que vem acontecendo”, afirmou. “O Lula se comprometeu com um governo plural, mas até agora parece o clube do bolinha”, comentou outra deputada federal que esteve no front de batalha para eleger o presidente.
O maior questionamento se deu que, num primeiro momento foram cinco homens anunciados oficialmente. A partir daí, assessores do petista deixaram vazar que, no dia da diplomação seriam anunciadas cinco mulheres – o que não ocorreu. Depois, a presidenta do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann teve de apagar incêndio ao confirmar que haverá mulheres e que as pessoas estariam apressadas.
Mas a semana termina com mais homens confirmados, como é o caso do senador Humberto Costa, convidado para o ministério da Educação, que até então estava certo para ir às mãos de uma mulher, a governadora do Ceará Izolda Cela (PDT), mas que aparentemente perdeu a vaga para… um homem. Ao mesmo tempo, os nomes de Simone Tebet (MDB) e Marina Silva (Rede) dados como certos, não são confirmados e viraram incógnita.
Aliados ouvidos pela coluna afirmaram que entendem a necessidade de fatiar a administração com partidos aliados. “O que está acontecendo é uma divisão de cargos com base no machismo e na misoginia”, disse uma parlamentar filiada ao PT, mais incomodada com a situação. Para ela, não se trata de Lula barrando nome de mulheres, mas dos partidos aliados e da própria legenda do presidente eleito. “Querem deixar apenas os homens no comando, só falta nos mandarem lavar as cuecas”, comentou irritada.
A situação já gerou descontentamento a ponto de chegar nos ouvidos de Lula. O presidente comentou a pessoas próximas que não entende tamanho barulho. “O Lula insiste que seu governo terá muitas mulheres e muitos negros. Só é preciso ter paciência porque ele está construindo o mandato”, diz um futuro ministro. Ele lembrou ainda que, tal qual há nomes confirmados, mas não anunciados, também existe o de Margareth Menezes para o ministério da Cultura.
Por ora, as mulheres que ajudaram a eleger Lula não externaram os incômodos. Mas a situação parece estar no limite e o prazo para que o governo anuncie mulheres em ministérios robustos é a próxima semana. Do contrário, o presidente e o PT podem levar uma pecha incômoda já no começo: a de um governo machista.
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Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
Fim da Carteira Nacional de Habilitação
A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.
Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.
Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?
A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.
Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.
Como a Validade da CNH Será Afetada?
O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.
Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.
Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?
As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.
Fonte/ TerraBrasilNoticias