Brasil e Mundo

Flávio Dino anuncia dois nomes para o Ministério da Justiça

Publicados

em

 Flávio Dino
Reprodução

Flávio Dino

O jornalista Ricardo Cappelli vai ser o novo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública . O comunicado foi feito nesta quarta-feira (14) pelo próximo chefe da pasta, o senador eleito Flávio Dino (PSB). Ele também anunciou Marivaldo Pereira na sua equipe.

Cappelli é um velho conhecido de Dino. Ele ocupou o cargo de secretário de Comunicação do governo do Maranhão durante o governo de Flávio. Atualmente, ele trabalha como secretário de Governo do estado. A partir de janeiro, será o número dois do ministério.

Já Marivaldo (PSOL) é auditor federal. Ele será secretário de Acesso à Justiça, função que vai ser criada logo que Lula assumir o poder. Pereira terá a responsabilidade de realizar a interlocução do ministério com os movimentos sociais.

“Posso adiantar pra vocês que teremos a presença na equipe do Marivaldo, pessoa muito conhecida, muito experiente do MJ em várias gestões. Ele vai ser o secretário de acesso à justiça, que é uma secretaria nova que estamos criando, que vai ser a face de interlocução com movimento social”, explicou Dino.

Leia Também:  Governador participa de cerimônia de posse do procurador-geral de Justiça de Minas

Dino disputou as eleições ao Senado em 2022 e foi eleito com 62,41% dos votos válidos no Maranhão após migrar para o PSB. Anteriormente, o senador eleito já havia cumprido mandato como governador do Estado entre 2015 e 2022, além de ter sido presidente da Embratur, de 2011 a 2014, e deputado federal também pelo Maranhão em 2007 quando era filiado ao PCdoB.

Quem é Flávio Dino?

Com 54 anos, Flávio Dino nasceu em São Luís, no Maranhão.  O novo ministro da Justiça é advogado e professor de direito, além de ser casado e teve três filhos. Dino foi juiz de 1994 a 2006 – ano em que disputou vaga na Câmara dos Deputados.

2007 a 2010 – atuou como deputado federal do Maranhão. Em 2008, ele também disputou a prefeitura da capital do estado, mas foi derrotado por João Castelo. Em 2010, concorreu ao governo do Maranhão e perdeu para Roseana Sarney.

2011 a 2018 – Em 2011, Dino assumiu o cargo de presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), mas deixou o cargo em 2014 para concorrer ao governo do Maranhão e venceu no primeiro turno. Após o mandato de quatro anos, o ministro de Lula foi reeleito, em 2018, novamente no 1º turno com 59,29% dos votos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Instituições punirão quem praticou e financiou terrorismo, diz Moraes
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA