Brasil e Mundo

Freixo anuncia filiação ao PT e diz ‘não se enxergar mais’ no PSB

Publicados

em

Deputado federal Marcelo Freixo, novo presidente da Embratur
Wilson Dias/Agência Brasil – 31/01/2019

Deputado federal Marcelo Freixo, novo presidente da Embratur

O deputado federal Marcelo Freixo , novo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) , anunciou que vai deixar o PSB e se filiar ao PT.

Escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar o cargo , Freixo criticou o atual partido e citou desavenças com o líder da legenda no Rio, Alessandro Molon . “O PSB foi para um lugar em que eu não me enxergo mais”, afirmou, em entrevista ao jornal O Globo .

De acordo com o deputado, ele entregou a carta de desfiliação do PSB pessoalmente ao presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, na última sexta-feira (30).

Após sair da sigla, confirmou que vai retornar ao PT, partido ao qual foi filiado entre 1986 e 2003 e saiu por divergências internas.

Freixo disse ter aguardado para anunciar a troca de legendas para evitar rumores de que ele tinha a intenção de assumir algum ministério do governo de Lula .

“Preciso estar num lugar que tenha construção partidária, coisa que não teve no PSB”, disse ele. “Minha conversa com o PT é para fazer esse processo de formação política e construir uma frente democrática ampla liderada pelo partido, onde eu possa ajudar”, acrescentou.

Leia Também:  Governo de Minas anuncia repasse de R$ 232 milhões para as áreas de Saúde e Assistência Social de Brumadinho

Nas eleições de outubro de 2022 , houve discordância dentro da sigla em relação à candidatura ao Senado. Freixo, à época, defendia o apoio ao deputado estadual André Ceciliano (PT) , enquanto Molon definiu que se candidataria à vaga . Esse entrave criou uma barreira entre uma possível aliança entre as siglas no Estado.

No fim, o senador reeleito Romário (PL) foi o vencedor da disputa , somando 36,15% dos votos. O pessebista angariou 26,26% dos votos.

“Eu tive problemas porque o acordo passava pela candidatura ao Senado e não foi cumprido pelo Molon e, portanto, pelo PSB. Siqueira é testemunha e reafirmou isso a mim. Isso levou a uma relação muito ruim”, disse.

Durante 16 anos, Freixo também foi filiado ao PSOL, tornando-se um dos nomes mais conhecidos e fortes do partido. Ele deixou a legenda, no entanto, em junho de 2022 para concorrer às eleições estaduais pelo PSB.

Leia Também:  STF aprova revisão de toda vida de aposentadorias pagas pelo INSS

O deputado, porém, foi derrotado ainda no primeiro turno, quando teve 27,39%, contra o  governador Cláudio Castro (PL), que recebeu 58,69% votos.

Como antecipou a coluna do Daniel Cesar , do iG , antes mesmo de assumir o Planalto, já era um desejo de Lula que Freixo participasse de alguma forma de seu governo, a partir deste ano, e se filiasse ao PT .

Em conversa com a coluna , um parlamentar petista falou que, mesmo ele se filiando só agora, seria muito bem-vindo e representaria bem a sigla no governo Lula . “Freixo é um legítimo representante do que nosso campo pensa e seria muito bem-vindo no partido”, afirmou.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Neri Geller anuncia linha de crédito de até US$ 5 bilhões para auxiliar os produtores
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA