Brasil e Mundo

Garcia é multado pelo TRE por uso da máquina pública durante campanha

Publicados

em

Rodrigo Garcia (PSDB), governador de São Paulo
Reprodução/Twitter

Rodrigo Garcia (PSDB), governador de São Paulo

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo ) determinou a aplicação de multa a  Rodrigo Garcia (PSDB), atual governador do estado. O motivo é o uso da máquina pública durante a sua campanha para reeleição. 

O tribunal eleitoral acatou, por 4 votos a 2, uma ação movida pela coligação Juntos por São Paulo (Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PC DO B/PV) / PSB / Federação PSOL REDE (PSOL/REDE) / AGIR).

O chefe do Executivo paulista terá de pagar multa no valore de R$ 21.282,00, e Eugênio Zuliani, candidato a vice na chapa, foi punido no valor de R$ 5.320,50. A representação pedia ainda a cassação dos registros de candidatura, o que foi negado pelo Tribunal.


A punição foi estabelecida porque Garcia teria visitado prédios estaduais, tais como hospital, ambulatório, escola e quartel da Polícia Militar, e utilizado esses eventos como atos de campanha eleitoral, veiculando fotos e vídeos captados nos locais em suas redes sociais.

Leia Também:  Balanço mostra eficácia da Campanha "Ir e Vir Seguro" durante o período chuvoso de 2023 / 2024

A campanha de Rodrigo Garcia informou que vai recorrer da decisão no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), argumentando que a legislação eleitoral permite a captação de imagens dentro de prédios públicos por todos os candidatos.

Transição de governo

Garcia deu início ao processo de transição com o governador eleito, Tarcísio de Freitas , durante reunião realizada na tarde desta quinta-feira (17), no Palácio dos Bandeirantes.

Foi apresentado um relatório de gestão fiscal do estado, com detalhamento de todas as ações realizadas nos últimos anos. 

“Eu tenho a satisfação de passar o bastão do Governo de São Paulo para o governador Tarcísio com as contas no azul, com muitos investimentos em andamento e investimentos que se somarão a outros investimentos em políticas públicas no próximo governo”, afirmou o atual governador.

Ao final do encontro, o governador eleito agradeceu à Rodrigo Garcia e ressaltou o profissionalismo da equipe da atual gestão pelo trabalho realizado, adequando as propostas do plano de governo de Tarcísio de Freitas à realidade do orçamento atual.

Leia Também:  Exclusivo: Defensoria Pública da União Emite Recomendação para Suspensão de Raspar Cabelos Antes da Audiência de Custódia

“Foi uma reunião muito proveitosa, foi uma grande largada. Tivemos a oportunidade de rememorar todos os projetos de Governo realizados, acompanhar outros em andamento, olhar a trajetória fiscal do Governo do Estado e verificar quais são as próximas ações, porque nos comprometemos em manter.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Referência no atendimento a queimados graves, Hospital João XXIII abre a campanha Junho Laranja
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA