Brasil e Mundo
Gleisi pede punição a políticos que estiveram em ato em Brasília


Nesta segunda-feira (9), a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann , disse que parlamentares, deputados e senadores que participaram e apoiaram os atos de vandalismo nos prédios dos Três Poderes nesse domingo (8) “não podem ficar impunes”.
Em publicação nas redes sociais, Gleisi afirmou que quem “agride e atenta contra a democracia” não pode continuar no parlamento.
“Parlamentares, deputados(as) e senadores(as), dessa e da próxima legislatura, que participaram e apoiaram os atos, não podem ficar impunes. Acionaremos a Comissão de Ética de ambas as Casas para que tomem providências. Não podem estar no parlamento quem o agride e atenta contra a democracia”, afirmou Gleisi Hoffmann .
Na tarde de ontem, bolsonaristas invadiram e vandalizaram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) . Os edifícios públicos da capital ficaram completamente depredados. Na ocasião, instalações foram quebradas, câmeras de segurança arrancadas e destruídas e a fiação foi exposta.
Os invasores destruíram, inclusive, parte importante do acervo artístico e arquitetônico ali reunido e que “representa um capítulo importante da história nacional” , conforme nota emitida hoje pelo Palácio do Planalto .
Nesta manhã, os chefes dos poderes divulgaram uma nota conjunta “rejeitando” os “atos terroristas, de vandalismo , criminosos e golpistas” . O comunicado é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); pelo presidente do Senado em exercício, Veneziano Vital do Rêgo; pelo presidente da Câmara, Arthur Lira; e pela presidente do Supremo, Rosa Weber.
O texto foi divulgado nas redes após reunião de Lula, por volta das 9h, com Weber para discutir as medidas a serem tomadas após os episódios de violência . Do encontro, também participaram os ministros do STF Luiz Roberto Barroso e Dias Toffoli; o vice-presidente, Geraldo Alckmin; os ministros da Justiça, Flávio Dino; Fazenda, Fernando Haddad; Casa Civil, Rui Costa; e Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
A reunião foi realizada em um dos poucos ambientes do Palácio que não foram depredados durante os atos de ontem. O local tinha uma espécie de proteção especial, por isso não pôde ser invadido pelos bolsonaristas nos episódios desse domingo.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor