Brasil e Mundo

‘Golpe rascunhado’, repercutem os políticos sobre minuta de Torres

Publicados

em

Ex-ministro da Justiça Anderson Torres
Tomaz Silva/Agência Brasil – 14/06/2022

Ex-ministro da Justiça Anderson Torres

Políticos e aliados do  presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repercutiram a notícia de que a Polícia Federal encontrou, na casa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres , uma minuta de um decreto para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) instaurar estado de defesa na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) .

A medida serviria para mudar o resultado das eleições de 2022 , o que pode ser considerada inconstitucional. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo .

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) disse que o “golpe foi arquitetado no núcleo de Bolsonaro”.

O deputado federal André Janones (Avante) tomou conhecimento da descoberta da PF e disse que o “golpe foi rascunhado”.

Leia Também:  Múcio desmente boatos de renúncia da Defesa: 'Completamente falso'

O senador Randolfe Rodrigues (Rede) afirmou que está abrindo uma petição para o Supremo Tribunal Federal investigar Anderson Torres e Jair Bolsonaro.


Ainda, o deputado federal Marcelo Freixo defendeu que a conspiração contra a democracia é crime e pediu a punição de Jair Bolsonaro.

Torres se manifesta

Após a notícia sair na imprensa, o ex-ministro se defendeu nas redes sociais, dando a entender que ele apenas analisou o documento que pedia a interferência no TSE.

“No cargo de Ministro da Justiça, nos deparamos com audiências, sugestões e propostas dos mais diversos tipos. Cabe a quem ocupa tal posição, o discernimento de entender o que efetivamente contribui para o Brasil”, disse o ex-secretário.

Prisão de Anderson Torres

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes , determinou na última terça-feira (10) , a prisão de Torres por omissão durante os atos golpistas ocorridos na Praça dos Três Poderes no último domingo (8)

Leia Também:  Sedese abre inscrições para curso sobre Controle Social

No mesmo dia, a Polícia Federal foi cumprir um mandado de busca e apreensão na casa do ex-ministro. Ele se encontra de férias em Orlando, nos Estados Unidos, e tinha a volta prevista para o fim do mês de janeiro.

Com a notícia da ordem de prisão, Torres afirmou nas redes sociais que irá interromper o recesso para retornar ao Brasil e se apresentar à Justiça. 

“Hoje (10/01), recebi notícia de que o Min Alexandre de Moraes do STF determinou minha prisão e autorizou busca em minha residência. Tomei a decisão de interromper minhas férias e retornar ao Brasil. Irei me apresentar à justiça e cuidar da minha defesa”, escreveu na sua conta oficial do Twitter. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sedese abre inscrições para curso sobre Controle Social
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA