Brasil e Mundo

Governador do Pará emplaca irmão como ministro das Cidades de Lula

Publicados

em

Jader Filho será ministro de Lula
Reprodução/Twitter

Jader Filho será ministro de Lula

Jader Filho (MDB) deve ser anunciado como ministro das Cidades do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar é filho do senador Jader Barbalho ( MDB ) e irmão do governador reeleito do estado do Pará Helder Barbalho (MDB).

Filho foi chamado para se reunir com membros do governo de transição para definir alguns pontos, conforme revelou o blog Painel, da Folha de S.Paulo. O encontro que ocorrerá nesta terça-feira (27) deve defini-lo como futuro chefe da pasta que chegou a ser cogitada para ficar nas mãos de Simone Tebet, escolhida para ficar com o Ministério do Planejamento.

O MDB do Pará elegeu 9 dos 42 deputados da sigla, tornando-se a maior força do partido na Câmara dos Deputados a partir do ano que vem. Inicialmente, a bancada emedebista na Casa não conseguia entrar em um consenso para indicar um nome a Lula.

Com a força paraense na Câmara, Helder Barbalho iniciou forte articulação para que seu irmão fizesse parte do núcleo de ministros do futuro governo petista. Jader Filho articulou com outros deputados para que seu nome representasse a legenda na gestão de Lula.

Leia Também:  Deputados estaduais fazem visita de cortesia a Governador interino de Minas Gerais

Ele telefonou para os parlamentares do MDB e convenceu a maioria a defendê-lo para cuidar do Ministério das Cidades, ficando à frente do deputado federal José Priante, também eleito pelo Pará.

Com a confirmação de Tebet no Planejamento, Lula decidiu aceitar a nomeação de Jader.

Lula e os ministros

O presidente eleito pretende anunciar os 16 ministros que faltam até quarta (28). Ele já revelou os nomes dos outros 21 profissionais que vão chefiar os ministérios.


1 –  Fazenda – Fernando Haddad 2 –  Defesa – José Múcio Monteiro 3 –  Casa Civil – Rui Costa 4 –  Justiça e Segurança Pública – Flávio Dino 5 –  Relações Exteriores – Mauro Vieira 6 –  Cultura – Margareth Menezes 7 –  Trabalho – Luiz Marinho 8 –  Educação – Camilo Santana 9 –  Relações Institucionais – Alexandre Padilha 10 –  Secretaria-Geral da Presidência da República – Márcio Macêdo 11 –  Advocacia-Geral da União (AGU) – Jorge Messias 12 –  Ministério da Saúde – Nísia Trindade 13 –  Ministério da Gestão e Inovação – Esther Dweck 14 –  Ministério de Portos e Aeroportos – Márcio França 15 –  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – Luciana Santos 16 –  Ministério das Mulheres – Cida Gonçalves 17 –  Ministério do Desenvolvimento Social – Wellington Dias 18 –  Ministério da Igualdade Racial – Anielle Franco 19 –  Ministério dos Direitos Humanos – Silvio Almeida 20 –  Ministério da Indústria e Comércio – Geraldo Alckmin 21 –  Controladoria-Geral da União (CGU) – Vinícius Carvalho

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  TJMG participa de homenagem ao ministro Benedito Gonçalves no TRE-MG
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA