Brasil e Mundo

Governo Bolsonaro compra novo 98 blindados por 5 bilhões de reais

Publicados

em

Centauro II
Reprodução: redes sociais – 28/11/2022

Centauro II

O governo de Jair Bolsonaro (PL) anunciou a compra de 98 blindados que custaram R$ 5,07 bilhões (900 milhões de euros). A escolha de modelo do Exército deve ter o contrato assinado no dia 5 de dezembro no Quartel-General do Exército, em Brasília.

A viatura escolhida foi o Centauro II , criado pelo consórcio italiano CIO (Oto Melara), das empresas Iveco Veículos de Defesa e Leonardo.

O veículo pesa 30 toneladas e consegue atingir uma velocidade de 105 km/h em vias pavimentadas, segundo a  ficha técnica do modelo. Eles contam ainda com canhões de 120 mm e serão utilizados para modernizar a frota.

Ademais, o Centauro II possui um motor com mais de 720 cavalos que oferece “desempenhos inigualáveis em termos de velocidade e aceleração”, segundo a empresa fabricante.

O modelo pode também lidar com ameaças como minas, IEDs (Improvised Explosive Device, na tradução Dispositivo Explosivo Improvisado) e as munições cinéticas. Ele tem capacidade para transportar três pessoas, o comandante, o artilheiro e o carregador.

O novo blindado do Exército, de tração 8×8 e capaz de disparar munições especiais, substituirá as viaturas de reconhecimento Cascavel, produzido em pela empresa Engesa, em 1970.

Sobre o ranking dos modelos, o segundo melhor veículo blindado foi o LAV-700 AG, produzido no Canadá pela norte-americana General Dynamics Land Systems. O terceiro, o ST1-BR da chinesa Norinco.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Funai muda de nome e presidente do órgão comemora: 'Momento histórico'
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA