Brasil e Mundo

Governo Lula dispensa quatro militares da Vice-Presidência

Publicados

em

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice, Geraldo Alckmin (PSB)
Marcelo Camargo/Agência Brasil – 22.12.2022

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice, Geraldo Alckmin (PSB)

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou mais quatro militares nesta segunda-feira (23). Em nova resolução, quatro oficiais do Exército foram retirados de cargos na Vice-Presidência da República , chefiada por Geraldo Alckmin (PSB) .

A lista de militares dispensados que trabalhavam no Executivo federal aumentou. O total agora é de 89 agentes demitidos. Destes, 39 atuavam no atuavam Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, e outros 46 na Coordenação de Administração do Palácio da Alvorada , residência oficial do presidente.

Segundo o Diário Oficial da União (DOU), os oficiais dispensados foram:

  • Cabo Matheus Augusto Borges Pessoa, do Exército. Dispensado da função de especialista na Assessoria Militar da Vice-Presidência;

  • Sargento Evaldo Cristiano Nunes Moura, do Exército. Dispensado da função de assistente na Assessoria Militar da Vice-Presidência;

  • Cabo Paulo Jhonatan Soares de Souza, do Exército. Dispensado da função de especialista no Departamento de Administração e Finanças da Vice-Presidência;

  • Tenente-coronel Alexandre de Assis Lauria, do Exército. Dispensado da função de assistente militar na Assessoria Militar da Vice-Presidência.

Leia Também:  Cidadania bate martelo e vai apoiar o governo Lula

Exoneração do comandante do Exército

O presidente Lula demitiu no último sábado (21), o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda . O substituto é o atual comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.

Arruda assumiu interinamente o comando do Exército, em 30 de dezembro do ano passado, ainda no governo Jair Bolsonaro, e foi confirmado no cargo pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no dia 6 de janeiro deste ano.

O comandante exonerado ainda participou de uma reunião na última sexta-feira (20), no Palácio do Planalto, com Lula, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, e da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Leia Também:  Ministro revela quais temas Lula discutirá em reunião ministerial

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Bivar diz que União Brasil 'precisa de cargos' para dar apoio ao PT
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA