Brasil e Mundo

Governo não tem base consolidada no Congresso, alerta Lira

Publicados

em

Lira diz que Planalto não tem base consolidade para aprovar projetos de maioria simples
José Cruz/Agência Brasil – 09.11.2022

Lira diz que Planalto não tem base consolidade para aprovar projetos de maioria simples

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), afirmou nesta segunda-feira (6) que o governo não conta com uma base consolidada no Congresso Nacional. Para o parlamentar, o Planalto terá tempo para estabilizar o governo e, em seguida, definirá a sequência de pautas que interessam a cúpula ligada ao presidente Lula (PT).

A declaração foi dada em um evento promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Segundo Lira, o Planalto não tem apoio sequer para pautas simples, que precisam apenas de maioria simples dos parlamentares.

“Teremos um tempo para que o governo se estabilize internamente, porque hoje o governo ainda não tem uma base consistente nem na Câmara, nem no Senado para enfrentar matérias de maioria simples, quanto mais matérias de quórum constitucional”, disse Lira.

“Nós temos um Congresso que hoje tem atribuições mais amplas e que isso precisa ser negociado com bom-senso, muita conversa, amplitude, clareza, mas com rumo e o rumo precisamos defini-lo agora em março. Nós não temos um rumo definido, um encaminhamento feito”, concluiu Lira.  

Desde quando assumiu o Planalto, Lula tem encontrado dificuldade em consolidar uma base parlamentar nas duas Casas. No Senado, por exemplo, o petista precisou das “traições” para reeleger Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a presidência da Congresso.

A principal dificuldade do Planalto é consolidar o apoio de partidos aliados, como União Brasil, MDB e PSD. As três legendas contam com bolsonaristas em suas bases e podem ajudar a oposição para segurar pautas governistas.

A cúpula do Planalto ainda deverá se reunir com partidos de Centro para assegurar a maioria no Congresso. Correlegionários do Progressistas já afirmaram que querem migrar para a base governistas, enquanto políticos mais afastados do ex-presidente Jair Bolsonaro dentro do PL também já pediram a migração da legenda.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Quem é Vinícius Marques, ministro da CGU de Lula
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA