Brasil e Mundo
Governo terá em torno de 35 ministérios, diz Rui Costa


O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa , afirmou nesta segunda-feira (12), que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ter em torno de 35 ministérios. O número, segundo ele, ainda não está fechado.
“Deve ficar em torno disso. Está fechando, eu disse no gerúndio. Estamos finalizando”, disse Rui Costa ao chegar à casa do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay , em Brasília.
Costa disse ainda que está auxiliando na montagem final dos ministérios.
“O que se busca é eficiência. O que precisamos estar buscando é que as entregas sejam efetivadas, então, uma ação do ministério busca foco e eficiência nas entregas. E, evidentemente, queremos atender aos diversos segmentos. A ideia de voltar Indústria e Comércio é porque é preciso pensar a industrialização do país. Pensar o desenvolvimento do país. E isso ficou abandonado quando se fez o grande ministério da Economia”, declarou o futuro ministro.
Segundo o governador da Bahia, está sendo conversado a possível divisão Ministério do Planejamento em orçamento e gestão da máquina pública.
“A ideia é voltar um planejamento. As grandes nações do mundo se desenvolvem porque planejam. Primeiro você planeja, para depois executar o planejamento nas mais diversas áreas”, afirmou Costa.
Rui Costa participou da comemoração na casa de Kakay após a diplomação do presidente eleito Lula da Silva . Os ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli foram ao evento.
Entre os futuros ministros, somente Costa e José Múcio Monteiro, que assumirá o Ministério da Defesa, marcaram presença na festa.
Futuro ministro
Na última sexta-feira (9), Lula anunciou que Rui Costa será ministro-chefe da Casa Civil no futuro governo .
O escolhido pelo petista encerra neste mês os oito anos à frente do governo baiano. Ele será sucedido por Jerônimo Rodrigues (PT) na função.
Rui Costa se formou em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), estado natal. Iniciou sua trajetória política, com atuação no movimento sindical, no Polo Petroquímico de Camaçari, na década de 1980.
O futuro ministro também já foi vereador em Salvador e ganhou destaque como secretário estadual durante a gestão de Jaques Wagner (2007-2014). O político foi secretário de Relações Institucionais, elegeu-se deputado federal e, depois, assumiu a Casa Civil do governo de Jaques Wagner.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas