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Hoffmann critica gasto de 5 bilhões do governo Bolsonaro em blindados

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Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann
Rovena Rosa/Agência Brasil – 08/10/2018

Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR) , criticou nesta segunda-feira (28) a compra no valor de  R$ 5 bilhões do  governo de Jair Bolsonaro (PL) para a compra de pelo menos 98 blindados . Segundo a deputada federal, a aquisição neste custo é “imoral” e “lamentável”.

“Esse é o valor que o Exército calcula gastar com 98 blindados no apagar das luzes do governo Bolsonaro. Uma imoralidade com a situação caótica das contas públicas e que passa o povo. Estudaremos o que pode ser feito a partir de janeiro. Lamentável”, escreveu Gleisi no Twitter.

Novo modelo

O governo anunciou a compra de 98 blindados que custaram R$ 5,07 bilhões (900 milhões de euros)  nesta segunda. A escolha de modelo do Exército deve ter o contrato assinado no dia 5 de dezembro no Quartel-General do Exército, em Brasília.

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A viatura escolhida foi o Centauro II , criado pelo consórcio italiano CIO (Oto Melara), das empresas Iveco Veículos de Defesa e Leonardo.

Componentes do veículo

O veículo pesa 30 toneladas e consegue atingir uma velocidade de 105 km/h em vias pavimentadas, segundo a  ficha técnica do modelo. Eles contam ainda com canhões de 120 mm e serão utilizados para modernizar a frota.

Ademais, o Centauro II possui um motor com mais de 720 cavalos que oferece “desempenhos inigualáveis em termos de velocidade e aceleração”, segundo a empresa fabricante.

O modelo pode também lidar com ameaças como minas, IEDs (Improvised Explosive Device, na tradução Dispositivo Explosivo Improvisado) e as munições cinéticas. Ele tem capacidade para transportar três pessoas, o comandante, o artilheiro e o carregador.

O novo blindado do Exército, de tração 8×8 e capaz de disparar munições especiais, substituirá as viaturas de reconhecimento Cascavel, produzido em pela empresa Engesa, em 1970.

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Fonte: IG Política

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Fim da Carteira Nacional de Habilitação

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A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.

Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.

Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?

A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.

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Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.

Como a Validade da CNH Será Afetada?

O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.

Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.

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Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?

As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.

 

Fonte/ TerraBrasilNoticias

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