Brasil e Mundo
Interventor nomeado por Lula exonera todos os comandantes de Brasília


Ricardo Cappelli, interventor na segurança do Distrito Federal , exonerou todos os comandantes que tinham atribuição operacional no dia dos atos terroristas contra o Palácio do Planalto , o Congresso e o STF , em Brasília , além de diversas autoridades que foram indicadas pelo ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres .
A informação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal na noite desta terça-feira (10).
Veja quem foram os demitidos:
- major Gustavo Cunha, comandante da tropa de Choque;
- coronel Eduardo Naime, chefe de departamento de operações;
- Fernando Souza Oliveira, secretário-executivo e delegado da PF;
- Marília Ferreira de Alencar, subsecretária de Inteligência.
Além disso, o ato administrativo publicado no DOU formalizou a exoneração do coronel Fábio Augusto Vieira, agora ex-comandante geral da PM. Ele está preso.
Intervenção federal e nomeação de Capelli
No último domingo (8), 0 presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT ) decretou o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública Ricardo Cappelli como interventor de uma intervenção federal no Distrito Federal após terroristas invadirem a Praça dos Três Poderes em Brasília.
O decreto confere a Capelli plenos poderes para comandar as forças de segurança do DF. Ele encontra-se diretamente subordinado ao presidente da República e poderá “requisitar, se necessário, os recursos financeiros, tecnológicos, estruturais e humanos do Distrito Federal afetos ao objeto e necessários à consecução do objetivo da intervenção”.
O secretário de Segurança do DF no cargo no momento dos atos Anderson Torres está nos Estados Unidos e foi exonerado pelo governador Ibanês Rocha (MDB), além de ter um pedido de prisão expedido pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, nesta terça-feira (10). Torres foi ministro da Justiça no governo Bolsonaro e havia assumido a função na secretária na semana passada.
Quem é Ricardo Cappelli?
Cappelli tem 50 anos e é natural do Rio de Janeiro. Formado em jornalismo e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele foi escolhido pelo ministro Flávio Dino para ser o número dois da pasta da Justiça e Segurança Pública.
Ainda, durante a gestão de Dino como governador do Maranhão, Cappelli foi secretário de comunicação no segundo mandato. No primeiro, chefiou o gabinete de representação do Maranhão em Brasília.
No primeiro governo de Lula, entre 2003 e 2006, Capelli trabalhou como secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. No ano de 2008, atuou como secretário de desenvolvimento na prefeitura de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas