Brasil e Mundo
Investigações da CPI da Covid contra Bolsonaro são arquivadas
O ministro Dias Toffoli , do Supremo Tribunal Federal , ordenou que seja extinta dois inquéritos que tinham o ex-presidente Jair Bolsonaro como um dos alvos e que foram abertos depois de pedidos da CPI da Covid . O magistrado acatou o posicionamento da PGR, que declarou que não há indícios que justifiquem a investigação.
Em um dos processos, o ex-presidente foi denunciado pela comissão de “infração de medida sanitária preventiva” pela não utilização da máscara de proteção contra o coronavírus. Já no outro, Bolsonaro era suspeito de “causar epidemia” ao lado dos seus ministros Walter Braga Netto (Casa Civil e Defesa), Eduardo Pazuello (Saúde) e Marcelo Queiroga (Saúde), entre outros membros do governo.
A PGR recebeu os dois processos para avaliar e definiu que existe uma “ausência de indícios mínimos” de que o antigo chefe do Executivo federal e seus aliados teriam “incorrido em qualquer prática delitiva”. Por conta disso, o órgão solicitou o arquivamento das ações.
“Pelo que se tem notícia, o Chefe do Executivo assim procedeu não por desconsiderar a gravidade da doença ou a crise sanitária, mas porque, na compreensão dele, estavam em jogo diversos outros fatores num cenário macro, como a economia do país. A discordância desse posicionamento, se merece alguma reprovação, deve ser dirimida no campo político, não no processo penal”, destacou.
Argumento do STF
Em sua decisão, Toffoli demonstrou muito respeito com a opinião da PGR e que iria acatar o pedido do órgão. “Se, dos fatos narrados e suas eventuais provas, apresentados, agora, à autoridade a quem compete investigar e representar por abertura de inquérito perante esta Suprema Corte, não visualizou a Procuradoria-Geral da República substrato mínimo para tais medidas, deve-se acolher seu parecer pelo arquivamento”, escreveu na sua decisão.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
A Toyota anunciou o lançamento do novo modelo SW4 2025 no Brasil, apresentando o SUV de grande porte em três versões distintas. Com motor atualizado para cumprir as novas normas de emissão que entram em vigor em 2025, o modelo segue a tendência de extensão de garantia, previamente vista na picape Hilux, para até dez anos, incluindo unidades usadas desde o modelo de 2020.
Produzido em Zárate, Argentina, o SW4 não apresenta mudanças visuais, mas incorpora atualizações significativas em sua mecânica para se alinhar às novas exigências ambientais. Ao falar sobre preços, o SUV mantém as opções de cinco e sete lugares, com valores que variam de R$ 384.190 a R$ 437.890, dependendo da versão escolhida.
Quais são as versões e especificações do Toyota SW4 2025?
As três versões disponíveis do Toyota SW4 2025 oferecem um motor 2.8 turbodiesel atualizado, alinhado ao Proconve L8, que exige padrões mais rígidos de emissões a partir de janeiro de 2025. O modelo continua com 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas e tração 4×4.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais9 horas atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Minas Gerais4 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
Brasil e Mundo17 horas atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Brasil e Mundo8 horas atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ARTIGOS18 horas atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ENTRETENIMENTO9 horas atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial
-
Saúde9 horas atrás
Falta de vitamina D na durante a gestação pode causar autismo no bebê!