Brasil e Mundo

Ipec: 54% dos brasileiros dizem confiar em Lula; 41% não confiam

Publicados

em

Lula durante a tomada de posse em Brasília
Ricardo Stuckert – 01.01.2022

Lula durante a tomada de posse em Brasília


A pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (16) apontou que 54% da população brasileira diz confirar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , presidente eleito que vai liderar o Brasil pelos próximos quatro anos. 

O levantamento mostrou que, em contraponto, 41% dos brasileiros disseram que não confiam. Outros 4% não souberam ou não quiseram responder. 


A maior porcentagem de confiança foi verificada entre os homens (59%), pessoas que possuem até o ensino fundamental (65%), maiores de 60 anos (63%) e moradores do Nordeste (77%). 

A parcela da população dos menos confiam no petista é de mulheres (45%), jovens de 25 a 34 anos (46%), pessoas com ensino superior (49%) e mordores do Sul do país (53%).

Governo melhor do que o de Bolsonaro

Leia Também:  Bolsonaro é internado nos EUA após dores abdominais, dizem aliados

A aferição divulgada pelo instituto de pesquisa também revelou que 55% dos brasileiros acreditam que o governo de Lula será melhor do que o do ex-presidente, enquanto 25% creem que o petista terá um governo pior. 

Moradores do Nordeste (75%), os que têm até o ensino fundamental (65%) e os que ganham até 1 salário mínimo (62%) são os que mais acreditam em uma melhora na administração do país. 

A maioria dos que acham que o atual chefe do Executivo vai piorar a situação do país são evangélicos (36%), aqueles que ganham mais do que 5 salário mínimos (36%) e moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (34%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 06 e 10 de janeiro de 2023, com 2 mil pessoas de 128 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Leia Também:  Lula vai propor que a COP30 seja feita no Brasil em 2025

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Disparam os pedidos de recuperação judicial entre agricultores brasileiros
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA