Brasil e Mundo
Janja é homenageada com a Medalha Tiradentes na Alerj


Janja da Silva , primeira-dama do Brasil, recebeu a Medalha Tiradentes , uma das maiores honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. A cerimônia foi feita nesta semana e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O deputado estadual Giovani Ratinho (SDD-RJ) foi quem sugeriu a homenagem. A alegação é que Janja realizou um trabalho importante como socióloga. “Janja tem uma história de luta e militância pelo nosso país. Agora como primeira-dama tem um papel fundamental ao lado do presidente Lula na reconstrução do nosso Brasil. O estado do Rio precisava dar esse reconhecimento”, disse o parlamentar.
A primeira-dama recebeu a honraria durante a inauguração do Complexo de Saúde Pública da América Latina.
Lula e Janja se mudaram para o Palácio da Alvorada
Depois da passagem pelo Rio, ele voltou para Brasília e se mudou para o Palácio da Alvorada, onde também vão morar Resistência e Paris, duas cachorras do casal. Desde que foi eleito, Lula estava morando em um hotel localizado na região central da capital federal.
A primeira visita do chefe do Executivo Federal e da primeira-dama à residência oficial foi no dia 3 de janeiro. Na ocasião, a avaliação feita era de qua o local precisaria passar por reformas para consertar janelas quebradas, sofás ragados e também infiltrações.
No dia 12 de janeiro, o presidente da República chegou a se queixar de que não havia sofá na parte de cima do Palácio.
“Acontece que, quando você entra no palácio, está tudo desarrumado. A sala que tinha sofá, já não tem mais. O quarto, que tinha cama, já não tinha mais cama. Eu não sei o é que fizeram, não sei por que fizeram. Não sei se eram coisas particulares do casal, mas levaram tudo. Então, a gente está fazendo uma reparação, porque aquilo é patrimônio público, tem de ser cuidado”, pontuou.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem