Brasil e Mundo
Lira reclama com PL e ameaça romper com Bolsonaro


Arthur Lira (PP) está furioso com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e tem feito de questão de externar sua insatisfação. Ele procurou lideranças do Partido Liberal para criticar a suspensão do orçamento secreto, ação feita pelo chefe do executivo federal. Ele chegou a dizer que, caso o problema não seja solucionado, trabalhará para que ocorra o rompimento da sua sigla com a legenda comandada por Valdemar Costa Neto .
No fim da noite de quarta-feira (30), surgiu a informação que Bolsonaro tinha assinado a suspensão do orçamento secreto. A decisão do mandatário ocorreu um dia após o PT comunicar que apoiará a reeleição do atual presidente da Câmara e Lira ser xingado de traidor por bolsonaristas na chegada do jantar promovido pelo PL.
Lira tentou ligar para o Palácio da Alvorada, mas não obteve sucesso. Procurou Valdemar Costa Neto, mas também não recebeu nenhuma resposta satisfatória. Ele conversou com deputados e senadores influentes do partido e deixou claro que, se o orçamento não for liberado, se tornará rival do presidente.
Ciro Nogueira (PP) tem trabalhado nos bastidores para convencer Bolsonaro a liberar a verba. O ministro da Casa Civil é aliado e da mesma agremiação que Lira. Na visão dele, não é inteligente o chefe do executivo federal entrar em rota de colisão com o presidente da Câmara faltando um mês para deixar o governo.
“Boa parte da bancada do PP é contra o comportamento do presidente. Vamos dar apoio para o Lira, porque o combinado não sai caro”, afirmou um dos colegas do comandante da Câmara.
Lira e o PT
A irritação de Bolsonaro surgiu com a aliança de Lira com o PT. No jantar do PL, pessoas que estavam presentes revelaram que ele estava evitando o presidente da Câmara. Porém, não passou pela cabeça de ninguém que o mandatário iria radicalizar.
Lira busca ser reeleito e não colocou nenhuma condição para ter o apoio dos petistas. No entanto, também deixou claro que não seguirá a cartilha do governo Lula. Só que isso não foi visto como suficiente por parte dos bolsonaristas.
Bolsonaro queria seu aliado como opositor e dificultando as pautas de Lula. Só que Lira não quer seguir esse caminho. Desta forma, a probabilidade que PP e PL sigam caminhos distintos a partir de 2023.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem