Brasil e Mundo

Lula assume governo com o apoio de 11 e oposição de 14 governadores

Publicados

em

Lula assume governo com o apoio de 11 e oposição de 14 governadores
Reprodução

Lula assume governo com o apoio de 11 e oposição de 14 governadores

O presidente  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou o ano com o apoio de 11 governadores. 14 líderes estaduais serão oposição ao petista.

A maioria dos aliados está nos estados nordestinos. Foi na região que Lula teve seu melhor desempenho nas eleições de 2022: recebeu 66,76% dos votos válidos no 1º turno e 69,34% no 2º turno.

Dos 9 governadores do Nordeste, 8 apoiam Lula:

  • Alagoas: Paulo Dantas (MDB)
  • Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT)
  • Ceará: Elmano de Freitas (PT)
  • Maranhão: Carlos Brandão (PSB)
  • Paraíba: João Azevêdo (PSB)
  • Piauí: Rafael Fonteles (PT)
  • Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT)
  • Sergipe: Fábio Mitidieri (PSD)

Os governadores do Pará, Helder Barbalho (MDB), e do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), são os dois aliados de Lula no Norte. Já Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, é o único do Sudeste a apoiar o petista.

Oposição

Os governadores do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins tendem a ser oposição ao governo Lula. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Contas do governo melhoram, mas situação fiscal ainda seria delicada
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA