Brasil e Mundo

Lula confirma Alckmin como ministro da Indústria e do Comércio

Publicados

em

Lula escolhe Alckmin para Indústria; petista anuncia nesta quinta nova leva de ministros
Reprodução: Youtube – 13/12/2022

Lula escolhe Alckmin para Indústria; petista anuncia nesta quinta nova leva de ministros

Nesta quinta-feira (22), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a  indicação do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) para assumir o Ministério da Indústria e do Comércio .

“Eu tenho certeza que o Alckmin, com a capacidade de articulação política, com o respeito que ele tem junto aos empresários brasileiros, eu tenho certeza que ele vai ser um extraordinário ministro da Indústria e Comércio desse país”, disse o petista.

Integrantes do núcleo mais próximo da dupla eleita afirmam que Lula já estava 90% certo da indicação do vice, que ganhou força após vários empresários recusarem a oferta. Segundo a Folha, outros nomes cotados anteriormente pelo petista foram Josué Gomes da Silva, da Coteminas, e Pedro Wongtschowski, do grupo Ultra.

A indicação do vice-presidente eleito veio após Lula declarar, antes das eleições, que Alckmin não acumularia duas funções em seu governo.

Alckmin tem bagagem no setor produtivo. Estudioso de assuntos como reforma tributária, o vice-presidente eleito pode atuar como um facilitador do diálogo do governo com o mundo empresarial.

Leia Também:  Ministro Afrânio Vilela é homenageado com a Medalha Desembargador Guido de Andrade

A nomeação de Alckmin para o ministério pode rachar ainda mais a aliança de Lula com Simone Tebet (MDB), que contribuiu ativamente para a campanha do petista. Havia a expectativa de que ela fosse cotada para pastas relacionadas à economia, educação ou desenvolvimento social, mas não há nada confirmado.

Além de Alckmin, Lula anunciou outros nomes do primeiro escalão que vão compor o seu governo. O ex-governador do Ceará e senador eleito, Camilo Santana (PT), vai atuar como futuro ministro da Educação.

O ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB),vai comandar o Ministério dos Portos e Aeroportos – fatia do atual Ministério da Infraestrutura.

A cantora Margareth Menezes também confirmou ter aceitado o convite do presidente eleito para assumir o Ministério da Cultura a partir de janeiro de 2023.

Outros nomes confirmados para a gestão de Lula e Alckmin são: Flávio Dino (PSB) no Ministério de Justiça e Segurança Pública; Rui Costa (PT) na Casa Civil; José Múcio Monteiro na Defesa; Fernando Haddad (PT) na Fazenda e Mauro Vieira no comando do Itamaraty.

Leia Também:  PRF pede ao Wikipédia exclusão de página sobre Silvinei Vasques

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PF prende homem que convocou atiradores para manifestações golpistas
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA