Brasil e Mundo
Lula convida José Múcio, ex-presidente do TCU, para assumir a Defesa


Apesar de ainda não haver uma decisão formal, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ), convidou José Múcio Monteiro, ex-presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), para ser ministro da Defesa em seu futuro governo a partir de 2023. Segundo a equipe do petista, o ministro da Defesa e os comandantes das Forças Armadas só devem ser anunciados na próxima semana.
José Múcio, de 74 anos, já foi deputado por Pernambuco e ministro da Secretaria de Relações Institucionais. Nesta segunda-feira (29), o ex-presidente do TCU se reuniu com Lula no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília.
Durante a conversa, o presidente eleito apontou que deve nomear para os comandos das Forças Armadas os mais antigos entre os oficiais mais graduados.
Lula não deve direcionar um grupo de transição voltado à Defesa, como ocorreu em outras áreas. De acordo com números levantados pelos grupos de transição, as críticas à à atual gestão poderiam elevar uma tensão com os militares.
No diagnóstico, há uma conclusão de que Exército, Marinha e Aeronáutica tiveram divisões entre integrantes pró-Lula e pró-Jair Bolsonaro (PL). Portanto, é necessário que se unam essas tendências.
Nesta segunda, Lula e Múcio tiveram um encontro que durou das 16h até pouco depois das 18h. Na ocasião, também participaram os militares:
- brigadeiro Juniti Saito – foi comandante da Aeronáutica durante o governo Lula;
- general Gonçalves Dias – cuidou da segurança de Lula na campanha;
- general Enzo Peri – ex-comandante do Exército;
- brigadeiro Nivaldo Rossato – ex-comandante da Força Aérea;
- brigadeiro Rui Chagas Mesquita – ex-diretor de ensino da Aeronáutica.
Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito, e o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) também estavam presentes ao encontro.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor