Brasil e Mundo

Lula deve visitar os EUA em janeiro, diz ex-ministro

Publicados

em

Lula e Biden
Reprodução/montagem iG – 05/12/2022

Lula e Biden

O ex-ministro das Relações Internacionais e assessor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , Celso Amorim, disse nesta segunda-feira (5) que a viagem do petista aos Estados Unidos , para visita diplomática ao presidente norte-americano Joe Biden , deverá acontecer somente após a posse, em janeiro.

“Lula valorizou muito o convite de Biden, que estaria disposto a recebê-lo ainda antes da posse. Ele (Lula) acha que já poderá fazer uma visita oficial como presidente logo depois da posse”, disse Amorim a jornalistas.

Visita da Segurança Nacional dos EUA

Nesta segunda-feira (5), o presidente eleito se reuniu com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, em Brasília. 

“Recebi hoje do conselheiro de segurança norte-americano, Jake Sullivan, o convite do presidente Joe Biden para visitá-lo na Casa Branca. Estou animado para conversar com o presidente Biden e aprofundar a relação entre nossos países”, escreveu Lula no Twitter.

Segundo Amorim, a reunião tratou de vários temas, como mudanças climáticas, estreitamento das relações entre os países e a Amazônia. Também foi discutido a democratização do G20, assunto o qual Lula citou a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que ele mencionou em discurso na Cúpula do Clima (COP-27).

Leia Também:  Rio de Janeiro sediará o Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável

Ainda, o petista e Sullivan trataram sobre a Guerra na Ucrânia e a crise na Venezuela.

“O próprio presidente Lula lembrou da atuação do Brasil no passado. A situação é ainda pior na atualidade. Sullivan também revelou preocupação com o tema”, afirmou Celso Amorim.

Participaram da reunião Juan Gonzales, assessor do governo dos EUA para América Latina; Ricardo Zúñiga, vice-secretário de Estado para assuntos de Hemisfério Ocidental; e Douglas Koneff, responsável pelos negócios da embaixada no Brasil.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Com Raí e Boulos, Alckmin anuncia novos nomes para equipe de transição
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA