Brasil e Mundo
Lula disse que ministro da Defesa será um civil, afirma Mercadante


Nesta sexta-feira (18), Aloizio Mercadante (PT) declarou que o ministro da Defesa do governo Lula será um civil. O coordenador das equipes de transição afastou a chance de ter um militar no comando da pasta ao conversar com jornalistas na sede do Centro Cultural Banco do Brasil ( CCBB ) em Brasília.
“O presidente [Lula] já disse isso publicamente, que o ministro da Defesa será um civil. Foi no governo dele e será [no novo mandato]”, afirmou o ex-ministro, que também contou que o grupo de transição do setor será comunicado no começo da próxima semana.
“Acho que está muito bem construído o grupo. Pela composição do grupo, pela representatividade, pela estatura das pessoas que vão participar, vai ser uma excelente solução”, declarou, referindo-se que o principal objetivo da equipe é dialogar com as Forças Armadas.
O Ministério da Defesa surgiu em 1999 no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). FHC nomeou civis para comandarem a pasta. Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) seguiram a tradição do antecessor tucano.
Tudo mudou com a chegada de Michel Temer (MDB). Em 2018, o ex-governante escolheu um militar para ser responsável pelo ministério. Ao longo dos quatro anos de Jair Bolsonaro (PL), a Defesa sempre esteve ocupada por um militar.
Ricardo Lewandowski foi cogitado para o cargo
Aliados do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apostavam que Ricardo Lewandowski iria antecipar sua aposentadoria para o primeiro trimestre do ano que vem. A expectativa era que o petista convidasse o magistrado do Supremo Tribunal Federal para cuidar da pastar da Defesa. Porém, para pessoas próximas, o ministro disse que não fará parte da futura gestão.
O desejo de não aceitar um cargo no governo Lula foi dito publicamente. Ao conversar com jornalistas, ele chegou a dizer que o “futuro a Deus pertence”. No entanto, em outro momento, garantiu que seu único objetivo é aproveitar a aposentadoria ao lado da família.
“Li pelos jornais [o interesse de Lula para tê-lo como ministro da Defesa], mas minha expectativa é cuidar dos netos. Fora de cogitação, até porque não fui convidado”, explicou.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM