Brasil e Mundo
Lula diz que vai fazer nova revisão médica devido à lesão na garganta


Nesta sexta-feira (2), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , disse que vai passar por uma nova revisão médica neste sábado (3), em São Paulo, e recebeu a recomendação de ficar “mais tempo sem falar”.
“Vou fazer uma revisão para ver como está. Os médicos pediram para eu ficar mais tempo sem falar, mas por mais que eu faça esforço eu não consigo ficar sem falar”, afirmou, em conversa com jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Lula foi internado no final de novembro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para retirar uma lesão na laringe . O petista estava com leucoplasia, um tipo de lesão ‘branca’ geralmente causada ao tabagismo e etilismo, identificada na laringe nos exames de rotina realizados antes da viagem ao Egito.
Ele recebeu alta no dia 21 , mas no dia 12, ele já havia estado no hospital para um check-up de rotina. Os exames mostraram que eles estava com “alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leocoplasia na laringe”.
Esse tipo de lesão não é considerada maligna. A evolução para um câncer ocorre em menos de 20% dos casos.
A condição pode ocorrer pelo depósito de queratina sobre o tecido das pregas vocais ou laringe.
No último dia 12, o presidente eleito também fez um ecocardiograma, angiotomografia e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011 — quando ele teve um câncer de três centímetros na laringe e passou por mais de 30 sessões de quimioterapia.
Aos 77 anos, Lula vai ser o presidente mais velho a assumir a chefia do Executivo no Brasil. Durante as campanhas para as eleições deste ano, o petista ficou com a voz rouca e falhada diversas vezes durante os discursos, debates e entrevistas.
Em meio ao debate na TV Bandeirantes , a sensação era de ele por vezes perder o fôlego. Logo depois do programa, “voz do Lula” chegou ao maior volume de buscas já registrado em relação ao termo .
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas