Brasil e Mundo

Lula diz ser ‘urgente’ que Rússia e Ucrânia negociem fim da guerra

Publicados

em

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Marcelo Camargo/Agência Brasil – 12/01/2023

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (24) que é “urgente que um grupo de países, não envolvidos no conflito, assuma a responsabilidade de encaminhar uma negociação para restabelecer a paz” no leste europeu.  Hoje completa um ano desde que a Rússia invadiu o território ucraniano.

Lula deu a declaração nas redes sociais:

“No momento em que a humanidade, com tantos desafios, precisa de paz, completa-se um ano da guerra entre a Rússia e a Ucrânia . É urgente que um grupo de países, não envolvidos no conflito, assuma a responsabilidade de encaminhar uma negociação para restabelecer a paz”, escreveu o presidente do Brasil.

Leia Também:  Ucrânia: chefe russo fala em arma nuclear para derrotar bloco da Otan

No mês passado, o petista afirmou que pretende manter a neutralidade em relação à guerra. Para ele, a invasão da Ucrânia pela Rússia foi um “erro crasso”, mas “quando um não quer, dois não brigam”.

Lula também afirmou que não tem interesse de contribuir com armamento. “O Brasil não quer ter qualquer participação, mesmo que indireta”.

Putin e Zelensky

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Lula deve telefonar para o  presidente da Rússia, Vladimir Putin e o  presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky na próxima semana.

“Acho que, na próxima semana, se não me engano, está já acertado um telefonema para o presidente da Ucrânia e com o presidente da Rússia. Ele [Lula] já falou antes, inclusive, logo depois de ter sido eleito. Portanto, ele [Lula] tem esses contatos, esses telefonemas e utilizará no momento oportuno”, disse Vieira à TV Globo.

Leia Também:  O que se sabe sobre a aluna que teria dado golpe de R$ 1 mi

Um ano de guerra

Nesta sexta-feira (24), a guerra entre Rússia e a Ucrânia completa um ano. O conflito deixou 42,2 mil mortos, 56,7 mil feridos e outros 15 mil desaparecidos, segundo dados da Agência Reuters. Em compensação, Kiev conseguiu evitar o domínio russo sobre suas terras e, agora, mantém a disputa pela região de Donbass, tomada pelo Exército de Putin.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Reeleição na Câmara: confira a íntegra do discurso Arthur Lira
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA