Brasil e Mundo

Lula e Lira se encontram no Alvorada após crise na política

Publicados

em

Lula e Lira
José Cruz/Agência Brasil

Lula e Lira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) se reuniram na manhã desta segunda-feira (5) no Palácio da Alvorada. O encontro durou uma hora. O deputado chegou na residência do chefe do Executivo às 8h20 e deixou o local às 9h20.

A reunião, que não estava na agenda oficial de Lula e Lira até as 9h30, acontece após a aprovação da medida provisória que reestrutura os ministérios do governo na Câmara dos Deputados . Na semana passada, 337 deputados foram favoráveis a proposta e outros 125 foram contrários.

O texto foi aprovado após Lula se envolver pessoalmente nas negociações, após ter articulação política criticada por deputados. Ele falou com os líderes dos partidos e Lira. Na conversa com o presidente da Câmara, o deputado expôs a dificuldade de articulação no terceiro mandato do petista, e teceu críticas ao fato do governo ainda não ter constituído uma base aliada.

Segundo o chefe da Casa, Arthur Lira, houve uma “insatisfação generalizada” dos deputados.

Leia Também:  Projeto institui Política de Incentivo à Segurança dos Mototaxistas e Motofretistas

“Não há achaque, não há pedidos, não há novas ações, o que há é uma insatisfação generalizada dos deputados e, talvez, dos senadores com a falta de articulação do governo, e não de um ou outro ministro”, disse Lira em entrevista à imprensa.

Na semana passada, o chefe do Executivo também se reuniu com os ministros da Casa Civil, Rui Costa; das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), para discutir estratégias sobre a MP.

Após a aprovação da MP, Lira afirmou que o governo “terá que andar com suas pernas” a partir de agora.

“Importante que se diga, deixe claro, que daqui pra frente, governo vai ter que andar com suas pernas. Não haverá nenhum tipo de sacrifício”, afirmou o presidente da Câmara ao deixar o Congresso.

Leia Também:  Governo vai propor equiparação de salários e Dia Marielle Franco

Segundo o presidente da Câmara, a construção do placar teve “muita conversa, parcimônia e tranquilidade dos líderes”.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Política Nacional

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  VOCÊ É DAQUELAS PESSOAS QUE TOMAM REMÉDIO POR CONTA PRÓPRIA?
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA