Brasil e Mundo
Lula explica sobre jatinho de amigo: ‘Estado não me ofereceu um avião’
O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) explicou a razão de ter utilizado o jatinho do empresário José Seripieri Filho , dono da operadora QSaúde, para ir à COP27 , no Egito . A viagem do petista no transporte do amigo e doador da campanha gerou críticas nas redes sociais entre opositores.
“Sobre a minha viagem: Eu sinceramente eu sabia que essa pergunta iria vir e eu queria bem-humorado te responder: primeiro, eu fui convidado pelo governador do Amazonas para ir à COP-27. E os estados não poderiam arcar com as minhas despesas. Segundo, eu fui convidado pelo presidente do Egito, que também me convidou, eu fiquei muito orgulhoso, mas também não pagava as minhas despesas. Eu tinha um amigo que queria ir na COP, ele tinha um avião e eu fui com ele”, disse Lula após se reunir com o presidente de Portugal , Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa.
O empresário Seripieri Filho esteve presente no casamento de Janja e Lula com a socióloga Rosângela Silva, a Janja, em maio deste ano. Ele também doou R$ 660 mil para o PT no primeiro-turno, já no segundo pleito o valor doado foi de mais de R$ 500 mil na conta do presidente eleito.
Durante uma Operação da Polícia Federal em 2020, Seripieri foi preso e solto quatro dias depois. A investigação buscava supostos pagamentos ilícitos à campanha do senador José Serra. Os policiais encontraram indícios de que a Qualicorp havia fraudado contratos para dissimular repasses à campanha. O delegado responsável pelo caso disse ainda que o empresário montou uma ‘estrutura financeira e societária’ para mascarar a transferência do dinheiro da Justiça Eleitoral.
Lula também citou que o avião do amigo era “novo, de boa qualidade, com muita segurança” e ressaltou que um presidente eleito precisa “cuidar da sua segurança”.
“E você sabe que segurança é uma coisa séria e quem tem que ter responsabilidade de cuidar somos nós. Se o Estado brasileiro fosse democrático e nós tivéssemos um presidente responsável, quem sabe ele tivesse oferecido um avião da FAB para me levar, mas não ofereceu, paciência. Eu sou grato ao meu amigo, que foi comigo e me emprestou o avião”, ressaltou o futuro mandatário.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
Fim da Carteira Nacional de Habilitação
A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.
Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.
Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?
A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.
Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.
Como a Validade da CNH Será Afetada?
O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.
Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.
Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?
As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.
Fonte/ TerraBrasilNoticias