Brasil e Mundo
Lula junta 37 pastas do governo em reunião ministerial nesta sexta


Nesta sexta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) reunirá seus 37 ministros para uma reunião para alinhar discursos, medidas e tentar remover ‘ruídos’ nesse início de governo . O mandatário colocará o primeiro escalão do Executivo em torno de uma grande mesa oval no 2º andar do Palácio do Planalto .
Na quinta (5), o petista publicou uma mensagem que contém a agenda presidencial e, junto a ela, ele escreveu “Reunião ministerial, só tem horário para começar”. O encontro, que está marcado para começar às 9h30, será no Salão Leste, espaço tradicional de reuniões ministeriais.
Na abertura, Lula e os ministros palacianos – Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral) devem. Já os ministros, terão espaço para se manifestar, no entanto, nem todos usarão a palavra.
Os chefes de algumas pastas mobilizaram as suas equipes para se preparar para o encontro – vários devem aprosveitar a reunião para relatar a situação que encontraram seus ministérios e onde pretendem focar o trabalho em um primeiro momento.
“O presidente Lula já marcou a 1ª reunião ministerial para 6ª feira, às 9h30, para inclusive organizar e reafirmar, ele acabou de me dizer, que qualquer proposta só será encaminhada depois da aprovação do presidente da República”, disse Costa.
A declaração do ministro da Casa Civil foi a jornalistas, após ser questionado se haveria revisão na reforma da Previdência. A ideia foi citada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) e causou desgaste do governo junto ao mercado logo no início da gestão petista.
Além de Lula, diversos ministros reservaram toda a sexta-feira para a reunião, no entanto, não são todos. Fernando Haddad (Fazenda), por exemplo, reservou das 9h30 às 12h para o encontro.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Parque do Rio Doce recebe jacutingas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo