Sábado, 12 de Abril de 2025

Brasil e Mundo

Lula manifesta apoio a Kirchner: ‘Torço por uma justiça imparcial’

Publicados

em

Lula e Cristina Kirchner
Reproducao: Facebook

Lula e Cristina Kirchner

presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade à vice-presidente da Argentina , Cristina Kirchner , nesta quarta-feira (7). Ela foi  condenada a seis anos de prisão por participar de um esquema de fraude que ocorreu entre 2007 e 2015. 

“Minha solidariedade à vice-presidente da Argentina, @CFKArgentina. Vi sua manifestação de que é vítima de lawfare e sabemos bem aqui no Brasil o quanto essa prática pode causar danos à democracia. Torço por uma justiça imparcial e independente para todos e pelo povo da Argentina”, escreveu Lula no Twitter.

Apesar de ficar inelegível, Kirchner não será presa porque, na Argentina, o vice-presidente também ocupa o cargo de senador. Segundo a Constituição do país, senadores e deputados não podem ser presos desde o dia da sua eleição até a data da destituição.

Leia Também:  Justiça condena provedora de internet a pagar cliente por falta de sinal

Em um vídeo publicado nas redes sociais, a vice-presidente argentina nega as acusações e diz que é vítima de uma perseguição política. Ela também cita o lawfare na gravação.

O que é lawfare?

O termo utilizado por Lula e Cristina, que surgiu na década de 1970 em um pequeno artigo escrito por John Carlson e Neville Yeomans, serve para se referir a um tipo de guerra na qual o poder jurídico é utilizado como arma de combate, com o objetivo de alcançar uma finalidade político-social.

PT também se manifestou

Por meio de nota, o PT citou “caráter claro de perseguição política” na decisão do Tribunal Federal de Buenos Aires.

“A acusação não se sustenta, foi inclusive julgada improcedente por um juiz anterior, mas o caso foi reaberto e julgado por uma nova corte, com os grandes meios de comunicação alimentando a opinião pública em favor da condenação”, diz o comunicado divulgado pelo PT.

Leia Também:  CPI dos atos golpistas: equipe de Torres será ouvida nesta quinta

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Lula: recursos para educação e saúde são investimento, não gasto
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA