Brasil e Mundo
Lula pode escolher PGR fora da lista tríplice, revela Flávio Dino


O ministro da Justiça e Segurança Pública , Flávio Dino (PSB-MA), afirmou nesta quinta-feira (2) que o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode indicar um procurador fora da lista tríplice para comandar a Procuradoria Geral da República. Se a ação for confirmada, será a primeira vez que o petista tomará essa atitude.
Em entrevista para o jornalista Kennedy Alencar, do Portal UOL, Dino relatou que “não há restrição em relação” a escolha do próximo PGR e que a lista tríplice “não é uma medida prevista na Constituição”. Isso significa que cabe ao presidente da República se seguirá os nomes sugeridos pelos procuradores.
Se Lula decidir escolher um procurador que esteja fora da lista , será a primeira vez ao longo dos seus três mandatos que ele tomará esse tipo de decisão. Nas duas primeiras gestões, o petista escolheu o primeiro colado da lista tríplice, ação também tomada pela sua sucessora, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Só que o ministro da Justiça e Segurança Pública relatou que o governante receberá as sugestões e analisará os três nomes. Além disso, o mandatário dará preferência para um procurador que ainda esteja em atividade.
“Quando se fala do mais votado [da lista tríplice], eu lembro sempre: há um mais votado, que é o presidente da República, que teve 60 milhões de votos. Portanto, tem legitimação democrática e a legitimação constitucional para fazer a escolha”, resumiu Flávio Dino.
Quem é a favorita?
Segundo a jornalista Carolina Brígido, do UOL, o nome favorito para ser indicada para comandar a PGR é Deborah Duprat. O mandato de Augusto Aras termina em setembro e o governo defende que a subprocuradora-geral da República aposentada ocupe o cargo.
A procuradora se aposentou em 2020, mas pode reverter sua decisão para poder ser escolhida por Lula e passar pelo crível do Senado. Duprat é conhecida por ser defensora dos Direitos Humanos.
A entrevista de Kennedy Alencar com Flávio Dino vai ao ar na íntegra nesta quinta, a partir das 23h45, na RedeTV!.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais