Domingo, 6 de Abril de 2025

Brasil e Mundo

Lula prevê encontro com comandantes das Forças Armadas nesta semana

Publicados

em

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante café da manhã com jornalistas setoristas, no Palácio do Planalto
Marcelo Camargo/Agência Brasil – 12/01/2023

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante café da manhã com jornalistas setoristas, no Palácio do Planalto

Ainda está semana, o presidente  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá pelo menos quatro comandantes militares  para uma reunião no Palácio do Planalto , em Brasília . A previsão é de que o encontro ocorra na sexta (20).

Veja quem foi convocado:

  • general Júlio Cesar de Arruda – Exército;
  • almirante Marcos Sampaio Olsen – Marinha;
  • brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno – Aeronáutica;
  • almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire – Estado-Maior das Forças Armadas.

A reunião do petista com os comandantes foi articulado pelo atual ministro da Defesa, José Múcio. A reunião faz parte de uma estratégia que tenta reaproximar Lula e seus ministros das forças militares e seus comandantes.

Com foco na segurança e num encontro fora da agenda, na segunda-feira (16), Lula se reuniu no Planalto com Múcio, o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), o ministro Gonçalves Dias (GSI) e o interventor de Brasília, Ricardo Cappelli. 

Leia Também:  Lula se reúne com os presidentes de Portugal e Moçambique em Lisboa

Na reunião, eles acertaram detalhes para está possível reaproximação de Lula com os comandantes, além de fazer um balanço de tudo que já foi feito desde o 8 de janeiro – dia dos ataques à Brasília.

Os assuntos relatados por Dino e Cappelli a Lula:

  • como está o rescaldo dos atos extremistas;
  • quem são os principais presos até o momento;
  • o que se pretende fazer na Justiça;
  • como será remodelada a força de segurança para proteger a área central de Brasília.

O petista ainda definiu durante o encontro com Dino e Múcio um almoço para está terça (17), no Ministério da Defesa. Participam: Múcio, os 4 comandantes militares e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Lula chegou a afirmar, na última semana, que “muita gente” das Forças Armadas foi “conivente” com os atos de terrrismo nos Três Poderes. Logo após isso, o petista diz não ter baixado uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) porque os militares poderiam se sentir encorajados a dar um golpe de Estado. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG .

Leia Também:  Datafolha mostra que 93% dos brasileiros discordam dos atos golpistas

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  FAO prevê crescimento da produção mundial de alimentos, impulsionada pelo agronegócio brasileiro
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA