Brasil e Mundo
Lula se reúne com Pacheco para discutir presidência do Senado


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na noite desta quinta-feira (26) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para discutir as eleições para a presidência do Congresso Nacional. Pacheco receberá o petista em sua residência oficial.
Esse será o primeiro encontro entre Lula e o senado após o PT confirmar que apoiará Pacheco na corrida pela principal cadeira da Mesa Diretora no Senado. As previsões iniciais apontam que o atual presidente do Congresso conta com 25 votos e lidera a disputa.
Lula e Rodrigo Pacheco ainda devem discutir o apoio de congressistas em pautas de interesse do Palácio do Planalto. O petista deve pedir para que o presidente do Congresso interceda a favor do governo para conquistar maioria no Senado e na Câmara dos Deputados.
A sugestão da ala política é oferecer cargos de segundo e terceiro escalão dentro do governo para convencer os partidos a apoiarem Lula em seu terceiro governo. As tratativas devem avançar após a retomada dos trabalhos do Legislativo, previsto para 2 de fevereiro.
Além dos dois chefes dos poderes Executivo e Legislativo, participam da reunião o líder do governo Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e o líder na Câmara, José Guimarães (PT-CE).
Reunião com governadores
Lula ainda deve convidar Rodrigo Pacheco a participar do encontro com os 27 governadores, marcado para esta sexta-feira (27). A reunião será destinada para pedidos dos estados em obras com apoio do governo federal.
O almoço com os governadores ainda deverá servir como termômetro da ala petista para saber o potencial de negociação e abertura de diálogo com os governos estaduais. O grupo aliado à Lula alertou para resistência maior entre os governadores ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lula já vê abertura de diálogo com os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). Os petistas querem ainda intermediar negociações com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
No caso de Zema, os petistas acreditam que Pacheco será fundamental. O presidente do Senado é visto como um personagem com boa interlocução no estado, o que pode facilitar as conversas com o governador mineiro.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas