Brasil e Mundo

Lula se reúne com presidente da Argentina na Casa Rosada nesta segunda

Publicados

em

Lula e com o presidente da Argentina, Alberto Fernández
Ricardo Stuckert – 23.01.2023

Lula e com o presidente da Argentina, Alberto Fernández

presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva  se reunirá com o chefe do Executivo da Argentina, Alberto Fernández , na Casa Rosada , em Buenos Aires , sede do governo argentino , nesta segunda-feira (23).

Após 13 anos, Lula retorna ao país com a intenção de estreitar os laços do Brasil com os países vizinhos. O encontro deve ocorrer no fim da manhã. Há uma expectativa de que os mandatários façam uma declaração conjunta à imprensa, além de assinarem um acordo entre os dois países. 

Antes disso, o preisidente brasileiro participará de uma oferenda de flores na Plaza San Martín .

Já à tarde, Lula terá um encontro com empresários e durante à noite deve ir a um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner.

Leia Também:  Lula explica sobre jatinho de amigo: 'Estado não me ofereceu um avião'

O chefe do Executivo chegou a Argentina no domingo (22). Está é a primeira viagem internacional de Lula após tomar posse.

Animado, o mandatário afirmou nas redes sociais: “Vamos retomar laços. O Brasil está voltando ao cenário internacional e atuará pelo fortalecimento do Mercosul”.

A comitiva presidencial é formada por seis ministros, segundo o Planalto:

  • Mauro Vieira (Relações Exteriores);
  • Fernando Haddad (Fazenda);
  • Nísia Trindade (Saúde);
  • Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência);
  • Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); e
  • Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).

Na terça-feira (24), Lula participação da 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Na cúpula, há expectativa de encontros bilaterais com alguns países que solicitaram encontros com o presidente, no entanto, nada ainda foi confirmado.

Alckmin assume a presidência 

vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu a presidência da República, na noite deste domingo (22), pela primeira vez, assim que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixar o espaço aéreo brasileiro em direção à Argentina.

Leia Também:  Governador interino, desembargador José Arthur Filho, se reúne com secretários de Estado de MG

O vice-presidente, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, era filiado do PSDB – partido de direita que ajudou fundar – e surpreendeu a todos com sua decisão de aceitar ser vice na chapa de Lula, do PT – principal partido de esquerda do Brasil.

A vitória na eleição de 2022 trouxe fôlego para a carreira das duas figuras históricas do mundo político, que já foram antagônicas em pleitos anteriores e que estavam em situações de declínio – uma vez que Alckmin havia perdido sua força política nos últimos anos e Lula havia sido preso.

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho é natural de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, e é médico de formação. Foi por quatro vezes governador de São Paulo, além de vice-governador, deputado federal, deputado estadual, prefeito de Pindamonhangaba e vereador.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Lula junta 37 pastas do governo em reunião ministerial nesta sexta
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA