Brasil e Mundo
Lula se reúne com Tebet nesta sexta para decidir futuro ministério


Nesta sexta-feira (23), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com Simone Tebet (MDB-MS) para definir o futuro da parlamentar em seu governo , que começa a partir de janeiro de 2023.
O petista vai deixar dois ministérios – Planejamento ou Meio Ambiente – à escolha de Tebet , que foi um dos grandes nomes de apoio à sua campanha presidencial. A definição das pastas a serem oferecidas a Tebet foi acertada em reunião com a cúpula do MDB.
O partido acredita que a senadora será ministra, a não ser que se recuse a ser indicada para essas pastas. Além disso, a sigla conta com um indicado da Câmara e outro do Senado, totalizando três ministérios.
Segundo membros do núcleo mais próximo de Tebet, a senadora havia citado a vontade de comandar a pasta do Desenvolvimento Social. Entretanto, na quinta-feira (22), Lula anunciou o nome do ex-governador e senador eleito Wellington Dias (PT-PI) como responsável pela pasta, por conta de sua atuação no Congresso para viabilizar a manutenção dos R$ 600 do futuro Bolsa Família com adicional de R$ 150 por criança de até 5 anos.
A senadora também já demonstrou certa recusa quanto ao Ministério do Meio Ambiente. Segundo aliados, ela afirma que se sentiria “tomando espaço” da deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP), que apoiou Lula desde o primeiro turno e é internacionalmente reconhecida no setor. A alternativa para conciliar esse caminho seria a indicação de Marina para a futura Autoridade Climática.
Se for para o Planejamento, Tebet seria uma boa ferramenta de articulação do governo Lula junto ao mercado financeiro e a agentes econômicos, já que parte significativa do empresariado apoiou a candidata do MDB no primeiro turno e, a partir da mobilização da parlamentar, aderiu a Lula na disputa final contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem