Brasil e Mundo
Lula se reunirá com embaixadores nesta sexta


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com nove embaixadores nesta sexta-feira (3) para receber cartas credenciais. Os documentos pedem para que o petista dê credibilidade às falas dos embaixadores como representantes diretos das Nações.
O primeiro que deverá se encontrar com Lula é o embaixador do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq. A reunião está marcada para às 10h, no Palácio do Planalto.
Na sequência, o presidente brasileiro receberá os representantes da China, Síria, Zimbábue e El Salvador. Os embaixadores da República Tcheca, Filipinas e Turquia também devem se reunir com o petista.
Lula ainda receberá a embaixadora dos Estados Unidos, Elizabeth Bagley. Além da entrega das cartas credenciais, Lula e Elizabeth devem debater a visita do brasileiro ao presidente dos EUA, Joe Biden, na próxima semana.
Reuniões com ministros
Antes dos encontros com embaixadores, Lula terá uma reunião com os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Comunicações). O presidente se reúne diariamente com os dois ministros para debater os assuntos do dia e as articulações com o Congresso Nacional.
Em seguida, ele terá um encontro com o advogado-geral da União, Jorge Messias. O Planalto não informou o tema da reunião, mas os ataques de 8 de janeiro e as declarações do senador Marcos do Val sobre um plano golpista arquitetado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devem estar na pauta.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais