Brasil e Mundo
Lula viaja à Argentina para 1º compromisso presidencial internacional


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se prepara para seu primeiro compromisso internacional como presidente da República que deve acontecer na próxima semana. Com viagem marcarda para este domingo, o mandatário deve embarcar para Argentina entre à tarde e a noite deste domingo (22).
De acordo com a agenda presidencial, os compromissos do chefe do Executivo na Argentina vão acontecer na segunda (23) e terça-feira (24).
No momento, um comitiva presidencial ainda está sendo fechada, no entanto, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, irão acompanhar o presidente.
Veja as atividadades de Lula no páis, segundo agenda divulgada pelo Palácio do Planalto:
- oferenda de flores na Plaza San Martín;
- reunião na Casa Rosada com o presidente da Argentina, Alberto Fernández;
- encontro com empresários;
- eventos culturais, como concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner; e
- participação na 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
O mandatário participará da Celac na terça (24). No encontro, há expectativa de encontros bilaterais com alguns países que solicitaram encontros com o presidente, no entanto, nada ainda foi confirmado.
Já na segunda (23), é esperada uma declaração de Lula à imprensa na Casa Rosada por volta de meio-dia, além de assinatura de acordos. As demais agendas acontecem no mesmo dia.
A viagem de Lula a um país da América do Sul, segundo o secretário das Américas, embaixador Michel Arslanian Neto, mostra que o Brasil quer retomar os laços com a região.
Durante a visita diversos temas serão tratados, afirmou o Planalto. Entre eles: o da integração energética, investimentos, meio ambiente, defesa e combate a ilícitos.
Outras viagens
Lula segue em viagem oficial para o Uruguai na próxima quarta-feira (25), onde se encontra com o presidente do país, Luis Alberto Lacalle Pou.
Já em fevereiro, o mandatário deve ir para os Estados Unidos. Em março, o presidente deve viajar para a China.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas