Brasil e Mundo
Lula viaja ao Uruguai e se encontra com Pou e Mujica nesta quarta


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca hoje em Montevidéu , no Uruguai , e será recebido pelo presidente do país, Luis Alberto Lacalle Pou , para uma reunião fechada.
De acordo com a agenda oficial, a visita vai “fortalecer os laços comerciais e de amizade” entre os dois países.
Esta é a primeira viagem oficial de Lula desde a posse. Ontem, o presidente esteve Buenos Aires, na Argentina, para discutir a criação de uma moeda comum para transações comerciais, além do uso do BNDES para obras no exterior.
Lula também será premiado por sua atuação em defesa do Meio Ambiente e encontrará o ex-presidente e amigo Pepe Mujica . Veja:
- O primeiro compromisso de Lula é a visita à residência oficial do presidente Lacalle Pou, em Suárez e Reyes, onde acontecerá uma reunião fechada;
- Em seguida, os dois presidentes fazem uma declaração à imprensa;
- Pausa para o almoço na residência oficial;
- A comitiva segue para a sede da Intendência de Montevidéu, onde será recebida pela prefeita Carolina Cosse;
- Entrega da medalha “Más Verde” em reconhecimento aos esforços de Lula em defesa do Meio Ambiente, tanto em seus mandatos anteriores, quanto em suas declarações e ações recentes;
- Após a entrega do prêmio, o presidente Lula, acompanhado da esposa, Janja Lula da Silva, seguirá para a chácara do ex-presidente Mujica;
- Ao fim do encontro, Lula e comitiva voltam ao Brasil.
A viagem de Lula conta com a presença do chanceler Mauro Vieira; os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República; e o assessor especial da Presidência, embaixador Celso Amorim.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar