Brasil e Mundo

Lula viaja aos Estados Unidos nesta quinta (9)

Publicados

em

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixará o Brasil nesta quinta-feira (9) para desembarcar em Washington , capital dos Estados Unidos . O chefe do Executivo federal brasileiro não participará de nenhuma reunião porque irá se preparar para o encontro com Joe Biden , governante norte-americano.

De acordo com a agenda liberada pela assessoria de comunicação do petista, Lula sairá da Base Aérea de Brasília às 10h. A previsão é que ele chegue na Base Aérea de Andrews, nos Estados Unidos, às 16h10.

Ao chegar no país norte-americano, Lula conversará com a sua equipe assuntos que discutirá com Joe Biden. O encontro está previsto para ocorrer na tarde da próxima sexta (10), no Salão Oval da Casa Branca. A tendência é que, antes do encontro, o mandatário brasileiro participe de uma entrevista coletiva e se encontre com parlamentares dos Estados Unidos.

Essa é a primeira ida do petista para Washington em seu terceiro mandato. Antes de assumir o cargo, os norte-americanos negociaram para que Lula fosse aos Estados Unidos em sua primeira viagem internacional.  Porém, o chefe do Executivo federal optou por visitar a Argentina e o Uruguai.

Leia Também:  Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo terminam nesta sexta-feira (24/6) em Minas

O presidente alegou que sua principal missão internacional é fortalecer a aliança dos países sulamericanos para negociar com países europeus, China e Estados Unidos de “igual para igual”.

Lula e o diálogo com Joe Biden

Lula quer restabelecer uma boa relação entre os Estados Unidos e Brasil. O diálogo dos dois países ficou prejudicado nos últimos dois anos por causa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O antigo chefe do Executivo brasileiro era fã do ex-presidente americano Donald Trump. De 2020 para cá, ele criticou inúmeras vezes Biden e nunca escondeu seu favoritismo pelo ex-apresentador da versão norte-americana de O Aprendiz.

Lula buscará convencer que os Estados Unidos contribuem com o Fundo Amazônia, que serve para realizar ações de proteção da floresta. O petista também debaterá assuntos econômicos, defesa da democracia, direitos humanos, guerra entre russos e ucranianos e os embargos americanos a Cuba e Venezuela.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Lula defende julgamento justo a Bolsonaro
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA