Brasil e Mundo
Manifestações em prol da democracia acontecem nesta segunda-feira


Como forma de respostas aos atos antidemocráticos que estão ocorrendo em Brasília, os grupos sindicais e de movimentos populares irão promover manifestação por diversas cidades do país. O ato em prol da democracia está marcado para esta segunda-feira, às 18h.
O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues, disse que o movimento “repudia a ação terrorista e golpista de grupos bolsonaristas contra os Três Poderes neste domingo em Brasília”. Rodrigues reforçou que não se pode “aceitar que grupos terroristas como estes continuem ameaçando o Estado Democrático de Direito”.
O ato contará com a presença de grupos sindicais de todo o país ligados a Frentes Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, o Fórum das Centrais Sindicais, a Coalizão Negra Por Direitos e a Convergência Negra.
Além das movimentações nesta segunda-feira, os grupos pretendem promover uma manifestação na próxima quarta-feira (11), em Brasília. Eles pretendem pedir para que haja responsabilização dos financiadores dos atos antidemocráticos. “Realizaremos essas manifestações em aliança com todos as lideranças, autoridades e segmentos da sociedade comprometidos com a defesa do Estado Democrático de Direito”, completa os movimentos em nota.
Nas redes sociais, o MST postou os locais onde acontecerão as manifestações pelo país. As cidades que promoverão protestos também podem ser conferidas no site do MST. Dentre os locais então cidades como Belo Horizonte, Natal, São Paulo e João pessoas.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais