Brasil e Mundo
Marcel Van Hattem lança candidatura para presidência da Câmara


O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) lançou nesta terça-feira (31) a sua candidatura a presidência da Câmara dos Deputados. O anúncio foi feito em uma coletiva no Legislativo.
Em seu discurso, Van Hattem declarou ser alternativa ao governo Lula e ao bolsonarismo. Ele ainda se comprometeu com pautas anticorrupção na Câmara.
“Algumas das pautas anticorrupção ficaram de lado no último mandato. Estamos oferecendo o meu nome para ser esta alternativa. Não se trata de uma candidatura partidária, mas sim um movimento que tenta trazer parlamentares que corroboram com o nosso pensamento”, declarou.
Nos bastidores, a candidatura de Van Hattem é uma alternativa do Novo para evitar um alinhamento ao PT, que apoiará a reeleição de Arthur Lira (Progressistas-AL). A legenda quer evitar apoios a qualquer pauta de interesse petista.
Além dois outros dois parlamentares do partido, Van Hattem recebeu apoio do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR). O parlamentar exaltou as ideologias de Marcel e disse ter sonhado “com uma candidatura mais à direita”.
“Marcel representa valores cristãos e o combate à corrupção. Precisamos ter uma candidatura à direita, conservadora, que apoia valores liberais. Existia esta lacuna. Ele encontra lugar nos meus sonhos de um país mais solidário”, afirmou Dallagnol.
Van Hattem terá pouco tempo para angariar mais votos. As eleições para a presidência da Câmara acontece nesta quarta-feira (1º).
A tendência é que Lira seja reeleito com tranquilidade. O atual presidente da Casa conseguiu reunir PT, PL e outros partidos de base e oposição em prol de sua candidatura e já conta com mais 400 votos.
Além de Lira e Van Hattem, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) também lançou sua candidatura. Alencar, porém, não encontra apoio de parlamentares do próprio partido.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas