Pesquisar
Close this search box.

Brasil e Mundo

Marina aponta ‘ação criminosa’ após alertas de desmatamento

Publicados

em

Marina Silva participou de fórum sobre a Amazônia em Davos
Valter Campanato/Agência Brasil

Marina Silva participou de fórum sobre a Amazônia em Davos


A ministra do Meio Ambiente , Marina Silva (Rede), disse nesta segunda-feira (27) que o recorde de alerta de desmatamento na Amazônia em fevereiro é culpa de uma “ação criminosa”. O posicionamento dela ocorreu após ser questionada sobre os dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

De acordo com os números do instituto, houve um alerta de 209 km² entre os dias 1 e 17 de fevereiro. É o maior índice registrado até então. Marina demonstrou indignação e garantiu que tomará providências para encontrar os responsáveis pelos atos de desmatamentos.

“Estão desmatando mesmo no período chuvoso. É uma espécie de revanche às ações que já estão sendo tomadas na ponta. E vamos seguir trabalhando, este é nosso objetivo. Não somos como o governo anterior, os dados são transparentes”, comentou a ministra.

“Neste momento, estamos identificando que tem uma ação criminosa, mesmo no período chuvoso, adiantando o desmatamento. E estamos nos preparando para fazer o enfrentamento”, completou.

Leia Também:  José Múcio revela critérios para escolha de chefes da Forças Armadas

A fala de Marina ocorreu no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Ela se encontrou com o enviado especial do governo dos Estados Unidos para o clima, John Kerry. Ele chegou ao Brasil para debater com o governo Lula ações para preservar o meio ambiente e enfrentar o desmatamento na Amazônia.

A ministra foi perguntada sobre o recorde nos alertas de desmatamento e ela deixou claro que nada se resolverá de uma hora para outra. “As coisas não são mágicas. Temos a clareza da complexidade do problema e estamos trabalhando para que ele [desmatamento] venha a cair estruturalmente”, explicou.

Ela reafirmou que trabalhará para que o desmatamento chegue ao fim nas florestas brasileiras.

Alckmin também esteve com John Kerry

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse nesta segunda que o governo dos Estados Unidos prometeu enviar recursos “vultosos” para o Fundo Amazônia.

“O enviado John Kerry não definiu valor, mas colocou que vai se empenhar junto ao governo, ao Congresso americano e junto à iniciativa privada para termos recursos vultosos, não só no Fundo Amazônia, mas como também outras cooperações”, declarou.

Leia Também:  Previsão do Tarólogo Val Couto Aponta Desafios na Vida Pessoal de Tiago Abravanel: Contrato, Brigas e Possível Separação

Jornalistas perguntaram hoje a Alckmin qual contrapartida os Estados Unidos exigiram para enviar dinheiro ao fundo. O vice-presidente relatou que não houve nenhuma exigência feita pelos norte-americanos, porque o governo brasileiro deixou claro quais trabalhos adotará para proteger o meio ambiente.

“O compromisso do Brasil já ficou claro na presença do presidente Lula no encontro com o presidente Joe Biden. Ficou claro o compromisso do Brasil de ser o grande protagonista no combate às mudanças climáticas”, pontuou.


Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil e Mundo

Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!

Publicados

em

A Toyota anunciou o lançamento do novo modelo SW4 2025 no Brasil, apresentando o SUV de grande porte em três versões distintas. Com motor atualizado para cumprir as novas normas de emissão que entram em vigor em 2025, o modelo segue a tendência de extensão de garantia, previamente vista na picape Hilux, para até dez anos, incluindo unidades usadas desde o modelo de 2020.

Produzido em Zárate, Argentina, o SW4 não apresenta mudanças visuais, mas incorpora atualizações significativas em sua mecânica para se alinhar às novas exigências ambientais. Ao falar sobre preços, o SUV mantém as opções de cinco e sete lugares, com valores que variam de R$ 384.190 a R$ 437.890, dependendo da versão escolhida.

Quais são as versões e especificações do Toyota SW4 2025?

As três versões disponíveis do Toyota SW4 2025 oferecem um motor 2.8 turbodiesel atualizado, alinhado ao Proconve L8, que exige padrões mais rígidos de emissões a partir de janeiro de 2025. O modelo continua com 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas e tração 4×4.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ex-governador de SP, Luiz Antônio Fleury Filho morre aos 73 anos
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA