Brasil e Mundo
Marina Silva bate martelo e escolhe novo presidente do Ibama
O deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) será o novo presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Renováveis). A escolha foi feita pela ministra do Meio Ambiente e da Mudança Climática, Marina Silva (Rede-SP). O parlamentar é formado na área ambiental e é conhecido por defender o setor há muito tempo.
Rodrigo é biólogo, advogado e ambientalista, tendo sido membro do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) por uma década. É atualmente membro da IUCN (Comissão Mundial de Direito Ambiental da União Internacional de Conservação da Natureza).
“Após tantas perseguições, assédios e erros estratégicos, vamos exercer a racionalidade. Nosso trabalho terá como foco prioritário o combate ao desmatamento; o fortalecimento da gestão pública socioambiental; a modernização das nossas estruturas e a defesa intransigente do meio ambiente equilibrado”, afirmou o novo presidente do Ibama.
Marina também escolheu Edel Moraes para comandar a secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável. Ela ocupou o cargo de vice-presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativista (CNS) e do Memorial Chico Mendes.
Moraes é doutora formada no CDSUNB (Centro de Desenvolvimento Sustentável), com mestrado em Desenvolvimento Sustentável junto aos Povos e Territórios Tradicionais, além de ser especialista em Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Edel ainda faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa da Amazônia.
Marina Silva como ministra
Marina Silva aceitou apoiar o presidente Lula durante as eleições 2022 após o petista aderir em seu plano de governo projetos apresentados pela deputada federal eleita por São Paulo.
Após a vitória do petista, houve muita expectativa para que Marina fosse anunciada como ministra do Meio Ambiente. Porém, a escolha só aconteceu na última semana de dezembro.
Marina cuidou da pasta entre 2003 e 2008, quando Lula realizou os dois primeiros mandatos. Ela saiu do cargo por discordâncias com outros ministros.
Marina Silva e Lula romperam em 2014, quando a ex-senadora acusou a campanha da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) de propagar fake news contra ela.
A reaproximação ocorreu no fim de 2021. O principal articulador foi o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT-SP).
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Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
Fim da Carteira Nacional de Habilitação
A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.
Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.
Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?
A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.
Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.
Como a Validade da CNH Será Afetada?
O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.
Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.
Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?
As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.
Fonte/ TerraBrasilNoticias