Brasil e Mundo
Marqueteiro de Tebet defende federação de partidos do Centrão


O marqueteiro da campanha de Simone Tebet (MDB), Felipe Soutello , disse neste sábado (12) que uma federação pode fortalecer os partidos de centro. Na avaliação dele, será muito importante se o MDB , PSDB , Cidadania , Podemos e PDT se juntarem nas próximas semanas.
“Precisa ter uma concentração de partidos para que esse miolo da sociedade consiga ter um respiro e se fortalecer. A federação MDB, PSDB, Cidadania, talvez Podemos, talvez PDT, é muito importante. Tem que fortalecer lideranças, porque o centro é especialista em jogar contra seu próprio time. Eduardo [Leite] e Raquel Lyra são uma esperança”, afirmou em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.
Os presidentes do Podemos, Renata Abreu, do PSDB, Bruno Araújo, do MDB, Baleia Rossi e do Cidadania, Roberto Freitas, se encontraram em Brasília no mês passado para discutir a criação de uma federação. Os quatro também colocaram na mesa a possibilidade de se fundirem.
Com uma possível união, as quatro siglas conseguiram ter a maior bancada do Senado (21 senadores) e uma das maiores da Câmara (72 deputados federais). A junção daria maior força para negociar com o futuro governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Terceira via foi um erro
O marqueteiro também afirmou na entrevista que a terceira via se equivocou. Na avaliação dele, ao lançar a candidatura de Simone Tebet, MDB, PSDB, Podemos e Cidadania não deram muita importância para as disputas que aconteceram nos estados brasileiros.
Nas eleições 2022, mesmo com Tebet concorrendo à presidência, lideranças emedebistas de 11 estados resolveram apoiar Lula ainda no primeiro turno. No segundo turno, Simone embarcou na candidatura petista e agora resolveu fazer parte da equipe de transição.
A senadora é cotada para ocupar um ministério no futuro governo Lula. Por isso sua candidatura em 2026 ao Planalto é colocada como dúvida pelo marqueteiro.
“Entender que eleição não é jogo de pôquer. Tem um dia seguinte. A política é uma trajetória. A Simone respeitou muito esse processo. Não pode ser tudo ou nada”, completou.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF