Brasil e Mundo

Ministro do TCU solta nota após insinuar insatisfação militar

Publicados

em

Fachada do Tribunal de Contas da União
Divulgação Secom TCU

Fachada do Tribunal de Contas da União

Nesta segunda-feira (21), o ministro Augusto Nardes , do Tribunal de Contas da União ( TCU ), divulgou uma nota para afirmar que foi mal interpretado por um áudio que enviou para um grupo de amigos e que é contra as manifestações antidemocráticas e golpistas. O posicionamento do magistrado depois que vazou ele insinuando que militares estavam insatisfeitos.

O conteúdo vazado mostra Nardes dizendo que existe um  “movimento muito forte nas casernas” e que pode acontecer um “desenlace” nos próximos dias. O áudio irritou líderes políticos e preocupou membros do poder judiciário. O ministro foi aconselhado a esclarecer as falas.

Em nota, Nardes declarou que o áudio era “despretensioso” e que apenas quis compartilhar seus pensamentos para alguns amigos. Ele também esclareceu que o conteúdo foi feito “apressadamente”, ou seja, não houve preocupação com o que estava sendo dito.

“O ministro Augusto Nardes lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos. Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas”, relatou o magistrado.

Leia Também:  Formiga - Polícia Militar apreende 100 barras de maconha

Aliados sugeriram afastamento

Segundo informações do blog da jornalista Andreia Sadi e confirmadas pelo portal iG, membros do TCU não gostaram nem um pouco do que escutaram. Pessoas que trabalham no tribunal resolveram procurar Nardes e o aconselharam a se afastar do cargo.

Tal manifestação atingiu também o Supremo Tribunal Federal (STF), que tem sido maior alvo dos protestos bolsonaristas. Magistrados da Corte deixaram claro suas insatisfações com áudio e resolveram pedir para que Augusto fique um período distante dos trabalhos.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, assumiu que aliados do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficaram preocupados com o áudio. Na avaliação da deputada federal, o conteúdo é muito grave e esclarecimentos precisam ser feitos para que a democracia não fique prejudicada.

“Estamos aguardando explicações públicas de Augusto Nardes sobre o áudio do golpismo. Grave que ministro do TCU se envolva nesse tipo de coisa. Qual a intenção dessa fala?”, disse Gleisi.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Deslizamento de terra em Manaus causa ao menos 8 mortes
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA