Brasil e Mundo
Mourão diz que não vai entregar faixa presidencial a Lula


O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) afirmou que não vai entregar a faixa presidencial ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista ao Valor Econômico, publicada nesta quarta-feira (16), o senador eleito pelo Rio Grande do Sul declarou que o rito de transição tem que ser feito pelo chefe do Executivo federal Jair Bolsonaro (PL).
“Passagem de faixa é do presidente que sai para o presidente que entra. […] Eu não sou o presidente. Eu não posso botar aquela faixa, tirar e entregar”, falou Mourão. Ele também relatou que a entrega da faixa por Bolsonaro seria um “grande gesto”.
“Acho que seria um gesto de altivez e de desafio: ‘Toma aí, te vira agora aí, meu irmão. Te vejo em 2026’”, declarou.
Mourão citou a música Se Acabo, da banda The Beanuts, ao ser perguntado sobre a sensação de estar perto de entregar o cargo de vice-presidente. “Estamos no ritmo daquela musiquinha: ‘Se Acabou’. Estamos no ritmo de limpar mesinhas, preparar as coisas. […] Um novo inquilino está chegando [Geraldo Alckmin]”, falou.
Apesar de estar se preparando para trabalhar como senador, Mourão aconselhou Bolsonaro a ser a principal oposição do governo Lula para buscar retornar ao Palácio do Planalto em janeiro de 2027, quando o petista encerrará o seu mandato.
Relação do Congresso com Lula a partir do ano que vem
Mourão se colocou como oposição ao governo Lula, mas explicou que trabalhará para apresentar pautas que façam o Brasil desenvolver. Ele acredita que o Executivo e Legislativo vão estar mais próximos do centro político, evitando grandes conflitos entre os dois poderes.
Ele relatou que os próximos deputados federais e senadores estão mais próximos das ideologias de direita. No entanto, na avaliação dele, o diálogo com Lula não será difícil, porque o Congresso Nacional não é um “agrupamento de cães raivosos”.
“Vamos ter que nos acertar para que eles consigam fazer parte do que são as pautas deles. Os 2 lados terão que se buscar sempre olhando para o Brasil”, concluiu.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES4 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF