Brasil e Mundo
Mourão elogia escolha de Múcio para o Ministério da Defesa


O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) elogiou a chance do ex-presidente do TCU (Tribunal de Contas da União) José Múcio Monteiro comandar o Ministério da Defesa no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista para o jornal Metrópoles nesta terça-feira (29), o senador eleito considera o nome de Múcio interessante para cuidar da pasta.
“Julgo que seria muito bem-visto pelas Forças Armadas. Tenho muito apreço e respeito pelo ministro Múcio, com quem tive ótimo relacionamento quando ele estava no TCU”, falou o general da reserva. Ele também afirmou que o José é uma pessoa bastante “educada” e “jeitosa”.
O presidente eleito Lula se encontrou com Múcio na última segunda (28) e o convidou para ser ministro da Defesa. Porém, o ex-presidente do TCU ainda não confirmou se aceitará o convite. O petista pretende fazer o anúncio do ministro e também dos comandantes das Forças Armadas na semana que vem.
Ministério da Defesa no governo eleito
O Ministério da Defesa é responsável por lidar com as Forças Armadas. Atualmente, os militares possuem forte ligação com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Por isso o PT tomou muito cuidado para escolher quem comandará do setor a partir do ano que vem.
Internamente, Lula já tinha avisado que escolheráia um civil e não um militar, como tem sido feito pelo governo federal desde Michel Temer (MDB). A escolha de Múcio é vista como importante, porque ele é tratado como habilidoso e com capacidade para resolver problemas.
Ele já foi ministro de Relações Institucionais no segundo governo Lula. À época, sua imagem ganhou elogios pela sua postura maleável e de fácil acesso para dialogar. A torcida da direção do PT é que José consiga ter a mesma habilidade ao conversar com membros das Forças Armadas.
Lula quer anunciar o ministro da Defesa para também comunicar quem serão os chefes das Forças Armadas. Seu principal objetivo é ter uma boa relação com os militares para evitar desgastes nos bastidores.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM