Brasil e Mundo
MP denuncia segurança de Zambelli que atirou durante confusão em SP


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou o segurança da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) que disparou um tiro durante a confusão envolvendo a parlamentar e um apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na véspera do segundo turno das eleições , em outubro do ano passado.
O policial militar Valdecir Silva de Lima Dias, de 46 anos, foi denunciado pelo MP-SP por constrangimento ilegal mediante violência e disparo de arma de fogo em via pública. Na ocasião, o PM estava de folga e fazia a segurança da deputada. Ele chegou a ser preso em flagrante, mas foi solto após pagar fiança .
O PM nega ter havido constrangimento da vítima e diz que o disparo foi acidental.
Na denúncia, o Ministério Público relatou que o PM sacou o revólver de calibre 38, que pertence à Polícia Militar do Estado de São Paulo e tinha munição de seis cartuchos íntegros, e perseguiu o jornalista Luan Araújo . Depois, tentou golpeá-lo com a arma de fogo e efetuou um disparo em sua direção. Ao não conseguir acertá-lo, tentou novamente agredi-lo, mas com chutes.
Para tentar se proteger, Luan entrou em uma lanchonete na esquina da Alameda Lorena com a Rua Joaquim Eugênio de Lima. Após alguns minutos, conseguiu sair do estabelecimento em segurança, acompanhado da Polícia Militar, que prendeu o PM que estava com Zambelli e apreendeu sua arma de fogo no local.
Relembre o caso
Carla Zambelli se envolveu em confusão em um bairro nobre de São Paulo no dia 29 de outubro , na véspera do segundo turno das eleições vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em vídeo que tem circulado nas redes sociais, a apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece segurando uma arma e apontando para um homem.
O episódio ocorreu no cruzamento das alamedas Lorena e Joaquim Eugênio Lima, no bairro Jardins. O fato aconteceu em uma região próxima de onde Lula participava de um comício de campanha.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a parlamentar batendo boca com um apoio do atual presidente . Em um dado momento, ela cai e começa a perseguir o homem armada. Um assessor da deputada chegou a atirar no chão.
Zambelli afirmou que foi agredida pelo jornalista Luan Araújo, mas as gravações rebatem as declarações e mostram que ela tropeçou e caiu. A vítima promete processar a parlamentar por racismo.
Ainda em dezembro, Gilmar Mendes suspendeu o porte de armas de Carla Zambelli e determinou a entrega do revólver usado no dia. Ele ainda autorizou uma operação que apreendeu outras três armas na casa da deputada .
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas