Brasil e Mundo
Operação contra bolsonaristas: PF prende 4 e faz buscas a deputado


A Polícia Federal prendeu preventivamente quatro suspeitos de participar de atos antidemocráticos , na manhã desta quinta-feira (15), no Espírito Santo. Os agentes cumprem cerca de 23 mandados de busca e apreensão no estado.
Entre os alvos da PF de busca e apreensão, esta o deputado estadual Carlos Von (DC), que confirmou a informação à equipe de reportagem da Rede Gazeta .
No gabine de Von, a polícia apreendeu um computador. Segundo o deputado, ele não entendo o motivo da operação e nega a participação em manifestações e protestos antidemocráticos no estado.
“Pedi um assessor que fosse ao local abrir a porta. Só sei que levaram o meu computador. Eu nunca participei de nenhum ato, nunca fui a nenhuma manifestação justamente para não criar esse tipo de narrativa. Nunca me posicionei nas minhas redes sociais e nem mesmo na tribuna da Assembleia. Inclusive, nunca contestei nenhum resultado das eleições. Por isso não entendo por que meu nome está envolvido nisso. Vão ter que provar o ques estão dizendo. Essa historinha não vai prosperar”, disse.
No Espírito Santo, a operação é realizada na capital, Vitória, e em outras quatro cidades: Vila Velha, Serra, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim.
Entenda a ação
A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (15) cerca de 81 mandados de prisão, busca e apreensão contra bolsonaristas suspeitos de organizar e apoiar atos antidemocráticos pelo Brasil . As buscas ocorrem em pelo menos sete estados e no Distrito Federal.
A investigação mira apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que realizaram bloqueios e manifestações após o resultado das eleições em 30 de outubro que deu a vitória para Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ). A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Moraes autorizou, além dos mandatos:
- bloqueio de contas dos investigados;
- quebra do sigilo bancário dos investigados.
A Polícia Federal confirmou a operação através de uma nota.
“A Polícia Federal cumpre, nesta quinta-feira (15/12), 81 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em apuração que tramita na Corte acerca dos bloqueios de rodovias após a proclamação do resultado das Eleições Gerais de 2022”, informou.
Veja os estados que são alvo da operação nesta quinta:
- Acre;
- Amazonas;
- Espírito Santo;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Paraná;
- Santa Catarina;
- Distrito Federal.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas