Brasil e Mundo
Países da OEA fazem reunião e condenam ato terrorista em Brasília


Representantes do OEA ( Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos ) fizeram uma reunião extraordinária nesta quarta-feira (11) em Washington, capital dos Estados Unidos, e condenaram o ato terrorista do último domingo (8) na sede dos Três Poderes em Brasília.
Os integrantes do encontro prestaram solidariedade e apoio ao Brasil, governado atualmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O grupo classificou a invasão e ações de vandalismo como atos antidemocráticos e que não respeitam o desejo da maioria da população brasileira.
O encontro foi convocado pelo presidente do Chile, Gabriel Boric. O chileno classificou o episódio de domingo como inaceitável e confessou estar preocupado com a chance de ter manifestações semelhantes em outros países da América Latina. “A situação é preocupante para os nossos países, nossa região tem que se posicionar de maneira clara”, declarou na última segunda (9) ao pedir a reunião.
O governante chileno declarou ao lado do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que o ato de terrorismo no Brasil foi muito parecido com os ataques que ocorrerão em 1973, no Chile, contra Salvador Allende, no qual se deu início à ditadura no país.
O que representa a reunião extraordinária da OEA?
O encontro dos líderes que fazem parte da OEA representa mais uma manifestação de repúdio da comunidade internacional contra as invasões que ocorreram em Brasília. A reunião servirá para que aumente a pressão sobre as autoridades brasileiras para descobrir quem são os responsáveis pelos atos terroristas e que todos sejam punidos.
Além de representantes da OEA, outros líderes mundiais também decidiram se posicionar contra o comportamento de um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ).
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou um comunicado nas redes sociais criticando as ações antidemocráticas que ocorreram em Brasília. Ele também ligou para Lula e o convidou para visitar Washington em fevereiro. O chefe do Executivo brasileiro confirmou a visita.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o presidente do México, Andrés Manuel López-Obrador, também se manifestaram a favor da democracia do Brasil e prestaram solidariedade ao governo Lula.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor