Brasil e Mundo
Paiva barra ajudante de ordens de Bolsonaro no 1º pelotão do Exército
O novo comandante do Exército, General Tomás Paiva, exonerou o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, do primeiro pelotão das Forças Armadas. Cid comandava o 1º Batalhão de Ações e Comandos, especializada em operações especiais, em Goiânia (GO).
A decisão foi tomada após uma pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reduzir militares ligados à política e a Bolsonaro na tomada de decisões. O governo tenta evitar interferências nas investigações de agentes públicos nos atos terroristas na Praça dos Três Poderes no último dia 8 de janeiro.
Cid deixaria o cargo em maio, mas o Exército optou pela antecipação da saída dele. Além do ex-ajudante de ordens, o comandante do Batalhão da Guarda Presidencial, tenente-coronel Jorge Paulo Fernandes da Hora, também deixará o cargo nesta semana. Hora é um dos investigados pela omissão nos ataques bolsonaristas.
A demissão de Mauro Cid acontece três dias após o general Tomás Paiva tomar posse no comando do Exército. Paiva substitui o general Júlio César de Arruda, que mostrou resistência em demitir o homem de confiança de Bolsonaro.
Nos últimos dias, Tomás Paiva tem defendido que o Exército está pacificado. Ele ainda garantiu que haverá rigor nas investigações de possível omissões de membros da corporação nos ataques aos Três Poderes.
Troca no Exército
Júlio César de Arruda foi demitido no último sábado (21) após uma reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto. Ele era resistente a trocas no Exército para afastar membros apoiadores de Jair Bolsonaro nas decisões da corporação.
Ele foi nomeado interinamente no comando do Exército em 30 de dezembro do ano passado, ainda no governo Jair Bolsonaro. A indicação foi confirmado pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no dia 6 de janeiro, dois dias antes dos ataques.
Para seu lugar, Múcio nomeou o general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que chefiava o Comando Militar do Sudeste. Assumiu a patente mais alta do Exército em 2019, quando passou a integrar o Alto Comando.
Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
Fim da Carteira Nacional de Habilitação
A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.
Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.
Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?
A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.
Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.
Como a Validade da CNH Será Afetada?
O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.
Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.
Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?
As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.
Fonte/ TerraBrasilNoticias