Brasil e Mundo

Pedro Castillo é transferido para sede policial em Lima, no Peru

Publicados

em

Pedro Castillo deixou a Prefeitura de Lima em um veículo por volta das 21h (às 22h, no horário de Brasília)
Reprodução/La Republica

Pedro Castillo deixou a Prefeitura de Lima em um veículo por volta das 21h (às 22h, no horário de Brasília)

Na noite desta quarta-feira (07), por volta das 22h [horário de Brasília], o  ex-presidente do Peru Pedro Castillo foi transferido para a sede da Diroes (Direção de Operações Especiais da Polícia), unidade de elite da Polícia Nacional, em Lima – a prisão faz parte da investigação do Ministério Público contra ele, informou o jornal “La República”. No local, também está preso o ex-ditador Alberto Fujimori preso em 2009 por violações dos direitos humanos. Ele foi sentenciado a 25 anos de prisão.

De acordo com o jornal peruano, Castillo teria deixado a Prefeitura de Lima, onde estava sob custódia de autoridades. Logo depois, foi levado para um quartel em Rímac. De lá, o ex-chefe de Estado foi levado de helicóptero para a sede policial.

Leia Também:  Bolsonaro sobe tom, rebate Zambelli e diz que foi traído por deputada

Entenda a deposição de Pedro Castillo

Na tarde de quarta, o Congresso do Peru aprovou o impeachment do presidente Pedro Castillo por “incapacidade moral”. Mais cedo, o mandatário havia anunciado a dissolução do Congresso, além de ter declarado “estado de emergência” em todo o território .

Castillo também foi preso . O líder deixou o Palácio do Governo e foi para a sede da prefeitura, na Avenida España, onde foi detido. A decisão de destituir Castillo se deu após 101 votos favoráveis, 6 contra e 10 abstenções.

A então vice-presidente, Dina Boluarte, assumiu o cargo na tarde de hoje . Ela fez o juramento no Congresso após receber as honras de José Williams Zapata, presidente da Câmara do Peru.

Ela pediu, no seu discurso, que o povo peruano fique unido. Além disso, aela afirmou que vai agir junto ao Ministério Público peruano para acabar com as máfias que atuam dentro do governo.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também  o perfil geral do Portal iG.

Leia Também:  Líder do PL mantém pedido que questiona parte dos votos do 2º turno

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Janja elogia Lula após beijo na posse: 'Meu boy é demais'
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA